Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (09/09/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 09/09/2016 17h15
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (09) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo explicou por que a PM é mais ética do que manifestantes de esquerda. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

AGU – O Palácio do Planalto confirmou a escolha de Grace Maria Fernandes Mendonça para o cargo de advogada-geral do União. Ela é a primeira mulher a ser nomeada para o alto escalão da gestão Temer. Grace substituirá Fábio Medina Osório, que foi demitido do posto hoje. Em entrevista à Folha, Osório afirmou que a escolha do governo em demiti-lo foi “política”.

AGU X MOVIMENTOS – O Movimento Brasil Livre, o Vem Pra Rua, o NasRuas e outras 47 entidades protocolaram, junto à Presidência da República, uma carta repudiando a demissão de Fábio Medina Osório. Eles atribuem sua saída a uma “medida autoritária e ilegal do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha”. Para os movimentos, Osório “foi o primeiro advogado-geral da União que defendeu o Estado, e não um presidente”.

LULA X TEMER – Lula participará de um ato na quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo, contra a reforma trabalhista proposta pelo governo Temer. Em sua página no Facebook, o petista afirmou que “nós precisamos impedir” a gestão do peemedebista de “acabar com os direitos dos trabalhadores”. O ex-presidente deve centrar seu discurso na proposta de formalizar jornadas diárias de até 12 horas, desde que o trabalhador não exceda o limite de 44 horas semanais mais 4 horas extras.

DILMA X RECORRE – A defesa da presidente cassada Dilma Rousseff vai recorrer da decisão do ministro do Teori Zavascki e pedir para que o plenário do STF se manifeste sobre a possibilidade de manter o presidente Michel Temer na condição de interino até a análise definitiva dos recursos sobre o processo de impeachment.

TSE – A Justiça Eleitoral, com base em cruzamento de dados, identificou possíveis irregularidades em várias campanhas municipais do país. O Tribunal Superior Eleitoral descobriu que 21.072 pessoas em situação de pobreza transferiram juntas mais de R$ 168 milhões às campanhas. Segundo o TSE, há um grupo considerável de doadores registrados como beneficiários do Bolsa Família ou sem terra. Os dados foram remetidos ao Ministério Público para averiguação.

SENADO X ABORTO – Em documento encaminhado ao STF, o Senado se posicionou contra a liberação do aborto para mulheres grávidas infectadas com o vírus zika. Segundo os advogados da Casa, permitir a interrupção da gestação nesses casos abre as portas para uma seleção dos melhores indivíduos e o descarte dos que possuem características não desejadas. O documento destaca ainda que a legislação brasileira protege o direito à vida desde a concepção.

LEWANDOWSKI – Ricardo Lewandowski foi homenageado ontem ao fim de sua última sessão plenária como presidente do STF. O decano da Corte, Celso de Mello, em nome dos outros 9 ministros, disse que Lewandowski é “um juiz digno, independente, correto e merecedor de todo o nosso respeito”. Ele será substituído pela ministra Carmen Lúcia na segunda.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.