Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (10/04/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2015 18h33

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (10) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a investigação do Ministério Público e da Polícia Federal que descobriu que uma agência publicitária repassava a empresas de fachada de André Vargas, ex-deputado do PT, 10% do valor dos contratos de publicidade que mantinha com a CEF e com o Ministério da Saúde. Tudo a título de bonificação de volume. O valor ia parar, segundo a investigação, no bolso de André Vargas e de seu sócio e irmão, Leon Vargas. Desde 2011, a Borghi/Lowe recebeu só do Ministério da Saúde R$ 112,8 milhões. (saiba mais no editorial completo)

O programa também recebeu um convidado especial, Kim Kataguiri. O jovem de 19 anos é um dos líderes do Brasil Livre, um dos movimentos que convocam as manifestações contra o governo Dilma. Durante “Os Pingos Nos Is”, ele falou sobre a organização dos protestos no país todos e como funciona a dinâmica do movimento.

Outros destaques do programa foram:

– A crítica teatral Barbara Heliodora morreu na manhã desta sexta-feira no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde estava internada desde março. Ela tinha 91 anos e se transformou em uma das maiores conhecedoras da obra de William Shakespeare no Brasil.

– Teve início a décima primeira fase da Operação Lava Jato, batizada de “A Origem”. Os presos começaram a chegar à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Os primeiros foram o ex-deputado federal petista André Vargas e o irmão dele Leon Vargas. Eles vieram de carro de Londrina, onde foram presos. No total, sete pessoas foram presas nesta fase da Lava Jato. Além de Vargas, há outros dois ex-deputados: Luiz Argôlo, Solidariedade da BA, e Pedro Corrêa, do PP de PE, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT em regime semiaberto.

– O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, divulgou hoje um vídeo nas redes sociais em que convoca a população para os protestos de domingo. No filme de menos de trinta segundos, o tucano chama o governo de “medíocre” e diz que as pessoas que estão “com esse nó na garganta” precisam ir às ruas para se manifestarem contra “a mentira, a inflação saindo de controle, o desemprego aumentando e um governo que não governa mais”. Aécio ainda não confirmou sua presença nas manifestações do dia 12.

– O Fundo Monetário Internacional voltou a reduzir as projeções de crescimento da economia brasileira e agora prevê contração de 1% este ano para o Produto Interno Bruto e crescimento de 0,9% em 2016. Em janeiro, quando o Fundo divulgou suas últimas estimativas para a economia mundial, a  expectativa era de que o Brasil fosse crescer 0,3% em 2015 e 1,5% no ano que vem. A redução das previsões de crescimento para o Brasil é reflexo das medidas recentes de ajuste fiscal, que afetam a atividade econômica – que já vinha fraca desde o ano passado – das altas taxas de juros e dos cortes de  investimento na Petrobras provocados pelas investigações da Operação Lava Jato, ressalta o FMI no texto.

– A Petrobras deve colocar no seu balanço de 2014 uma estimativa de até 6 bilhões de reais em perdas com o esquema de corrupção na estatal. A quantia entre 5 e 6 bilhões corresponde a 3% dos ativos suspeitos de algum tipo de desvio. Trata-se do percentual mais alto relatado nas delações premiadas feitas por ex-executivos e empresários suspeitos de envolvimento nas irregularidades. A empresa quer apresentar seus demonstrativos financeiros até o dia 20 deste mês.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.