Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (13/02/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 13/02/2015 19h26

Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (13) em “Os Pingos nos Is”.

Nos primeiros 30 minutos do programa, Reinaldo expôs seu editorial sobre religião e política. Isso porque o novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) tem se posicionado a favor da criação de um dia do “orgulho heterossexual”, contra a criminalização da homofobia e de forma totalmente adversa ao aborto.

Reinaldo começa separando os assuntos. Leia mais detalhes e ouça o comentário completo a respeito do tema aqui.

Outras notícias destacadas e comentadas foram:

  • A presidente da Argentina Cristina Kirchner foi indiciada formalmente nesta sexta-feira com base na denúncia do promotor Alberto Nisman de que ela e vários apoiadores teriam acobertado a participação de iranianos no atentado contra um centro judaico em Buenos Aires, em 1994. Nisman apresentou a denúncia quatro dias antes de ser encontrado morto em seu apartamento. O indiciamento de Cristina foi decidido pelo procurador federal Gerardo Pollicita, que substituiu Nisman.
  • Em sua edição dessa semana, a revista Veja mostra que os indícios de que José Dirceu se beneficiou do dinheiro desviado da Petrobras não se encontram apenas no depoimento de Alberto Youssef. A matéria da publicação aborda um assunto que tinha sido captado por investigarores da Lava Jato: a estranha coincidência de as empreiteiras envolvidas no petrolão terem a JD Consultoria, a empresa de Dirceu, como cliente. Aos amigos, o engenheiro Gerson Almada, presidente da Engevix, uma das empreiteiras envolvidas com os desvios na Petrobras, tem dito que a empresa sempre foi obrigada a pagar propina a Dirceu, em troca dos contratos que a empreiteira firmou com a Petrobras e também para garantir a influência do ex-ministro para os contratos futuros. A Engevix é uma das construtoras que figura na lista de clientes da JD Consultoria. Almada confirmou a esses interlocutores que as “consultorias” eram uma forma de lavar o dinheiro da propina paga ao petista.
  • A revista Veja dessa semana ainda revela as articulações do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para tentar acalmar as construtoras acusadas de envolvimento no petrolão. Há duas semanas, o ministro recebeu em seu gabinete, em Brasília, o advogado Sérgio Renault, defensor da UTC, que estava acompanhado do ex-deputado petista Sigmaringa Seixas. Segundo a revista, Cardozo teria dito ao advogado que a Operação Lava-Jato mudaria de rumo radicalmente após o Carnaval. O ministro afirmou ainda que as investigações do caso envolveriam nomes de oposicionistas, o que, segundo a tradição da política nacional, facilitaria a costura de um acordo para que todos se safem.
  • Uma reportagem da Folha de São Paulo revelou hoje que “faltam carros para levar agentes de controle do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, às casas da zona norte de São Paulo, a mais afetada pela doença este ano”. O jornal informa que “a região amarga a maior taxa de incidência do município. São 4,9 casos para cada 100 mil habitantes, seguidos pelas zonas oeste (2,2), sul (1,9) e leste (0,6)”. Apesar dos números alarmantes, os carros para os agentes que combatem o mosquito não chegaram. Deveriam ter sido entregues 80 veículos em janeiro, mas isso não aconteceu.
  • Uma árvore caiu sobre o carro do vereador Andrea Matarazzo, do PSDB, no início da tarde desta sexta. Ele andava em direção ao automóvel após almoçar em um restaurante na região central de São Paulo quando o tronco atingiu o veículo. O motorista, que estava dentro do carro, não se feriu. Segundo o dono do estabelecimento, foram feitos inúmeros pedidos para a poda da árvore – o último no fim do ano passado. Nenhum deles foi atendido. (Matarazzo falou à Jovem Pan sobre o assunto. Ouça nos últimos 7 minutos do programa completo no áudio acima).

Ouça o programa completo no áudio acima – com direito a samba da Gaviões da Fiel entre um bloco e outro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.