Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (27/01/2017)
Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (27) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a a vaga aberta no STF com a morte de Teori Zavascki. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
TRUMP X MÉXICO – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, conversaram por telefone nesta sexta. Em nota, a presidência do México escreveu que o diálogo foi produtivo e girou em torno da relação bilateral entre os dois países, “incluindo o tema do déficit comercial dos EUA com o México”. Ainda segundo o comunicado, os dois presidentes concordaram em não falar publicamente por agora sobre os gastos com o muro na fronteira. Já Trump disse que a conversa com Peña Nieto foi “muito amigável” e que tem boas relações com os mexicanos.
ITAMARATY X MURO – Em nota, o Itamaraty expressou preocupação com a decisão de Donald Trump, presidente dos EUA, de construir um muro na fronteira com o México. Diz o texto, entre outras coisas: ” O Brasil sempre se conduziu com base na firme crença de que as questões entre povos amigos – como é o caso de Estados Unidos e México – devem ser solucionadas pelo diálogo e pela construção de espaços de entendimento”.
AJUFE – O presidente da Ajufe – Associação dos Juízes Federais – Roberto Veloso iniciou ontem um processo de consulta pela internet, para eleger os nomes dos três magistrados federais que serão encaminhados ao presidente Michel Temer para a vaga no STF. A lista dos magistrados federais tem 30 nomes, entre eles Sérgio Moro, Marcelo Bretas, Reynaldo Soares da Fonseca.
EIKE X ALEMANHA – A PF e o Ministério Público Federal negaram que vão se reunir com membros da defesa de Eike Batista para definir a data e como será feito o retorno do empresário de Nova York para o Brasil. Os advogados de Eike haviam afirmado, mais cedo, que se encontrariam ainda hoje com as autoridades. Segundo a PF, Eike continua foragido e é procurado pela Interpol.
CABRAL – A quadrilha comandada pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral movimentou recursos em seis países: Estados Unidos, Suíça, Luxemburgo, Bahamas, Uruguai e Andorra, segundo o Ministério Público Federal. Os investigadores descobriram que o envio de recursos de Cabral para o exterior começou em 2002, quando o peemedebista ainda era deputado estadual e disputou a eleição para o Senado. Entre 2002 e 2007, ele teria enviado 6 milhões de dólares para fora do Brasil. O envio de propina para o exterior só teria parado quando o peemedebista completou 100 milhões de dólares – ou R$ 340 milhões.
ALCAÇUZ – Policiais do GOE (o Grupo de Operações Especiais) entraram nesta sexta, de surpresa, na penitenciária de Alcaçuz para retomar o controle do presídio. Eles iniciaram uma revista minuciosa nos pavilhões, em busca de armas e celulares. Os agentes encontraram um revólver, drogas, diversos celulares e mais de 500 facas artesanais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.