Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (29/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2014 19h02

No programa Os Pingos nos Is desta sexta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram e opinaram sobre os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque nesse 29 de agosto de 2014.

Em seu destaque inicial, Reinaldo falou sobre a “recessão técnica” que foi anunciada na economia brasileira do segundo trimestre de 0,6%. “Como o Produto Interno Bruto revisado do primeiro trimestre havia caído 0,2%, então se tem esta chancela: recessão técnica. Por que esse nome? Porque, neste exato momento, o país já pode ter saído da recessão e voltado a crescer, mas o encolhimento da economia foi óbvio”, avaliou Reinaldo.

“Mantega e Dilma atribuem as dificuldades econômicas e a paralisia do Brasil ao cenário internacional. Mas, por acaso, esse cenário é diferente para os demais países da América Latina?”, compara Reinaldo. “Quem enfrenta severas dificuldades hoje na região? Curiosamente, Venezuela, Argentina e Brasil: uma ditadura, um regime aloprado e nós. A culpa não está nos outros. Está aqui dentro mesmo”, disse.

Mona Dorf também fez o seu destaque. Falando ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a revisão da Lei da Anistia, que “perdoa” crimes de militares e militantes políticos durante o regime da Ditadura Militar.

Patrick Santos destacou frase de Beto Albuquerque, vice de Marina Silva na chapa do PSB, que disse que a questão do avião de Campos que caiu, e foi financiado por laranjas, “não é problema do partido”.

No segundo bloco, os integrantes dos Pingos comentaram as propostas de governo de Marina Silva anunciadas nesta sexta. Na área da cidadania, o texto da campanha da candidata do PSB defende o casamento homossexual e o apoio ao projeto da criminalização da homofobia, o polêmico PL-122, que, de acordo com Reinaldo Azevedo, “cria uma casta de intocáveis”.

Marina Silva defende também a independência do Banco Central e as fontes de energias limpas. Outro ponto da proposta de Marina debatido foi o apoio à política nacional de participação social.

Outras notícias comentadas durante o programa foram:

  • O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou hoje a lei que proíbe o uso de máscaras durante as manifestações no Estado. A iniciativa visa impedir que black blocs e outros mascarados se valham do anonimato para destruir o patrimônio público e privado em protestos. A iniciativa também prevê que grupos que saírão às ruas para protestar avisem antecipadamente as polícias Civil e Militar sobre os atos. A medida será regulamentada até o fim do ano.
  • As contas do setor público consolidado, que englobam o governo central, as estatais, os Estados e os municípios, tiveram o pior mês de julho da história. No período, a máquina pública registrou déficit de 4 bilhões 715 milhões de reais, o maior rombo para o mês desde 2001, quando teve início a série histórica mensal do Banco Central para o indicador.
  • O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, comentou, hoje, o cenário de recessão técnica da economia brasileira e criticou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para ele, Mantega entrega um quadro extremamente perverso aos brasileiros. “Hoje é um dia triste para o Brasil. O governo do PT terminou antes da hora”, disse Aécio. “O legado será de crescimento baixo, investimento baixo, combinado com inflação e juros altos, e uma perda crescente na confiança da nossa economia”. Reinaldo Azevedo disse concordar com o candidato.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.