Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (01/11/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (01) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o corte no fornecimento de água, luz e telefone em escolas invadidas. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
INTELECTUAIS X LULA – Intelectuais de esquerda anunciaram a criação de um observatório para acompanhar os processos contra Lula. O grupo é formado, entre outros, pelo diplomata Paulo Sergio Pinheiro, o escritor Fernando Morais e o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira. O objetivo é acompanhar o que chamaram de “deslegitimação” da figura de Lula como ex-presidente da República e “líder de expressão global”.
ENEM X ADIAMENTO – Cerca de 300 escolas marcadas como locais de aplicação do Enem terão as provas adiadas devido às invasões, informou hoje o Ministério da Educação. Segundo a pasta, ao todo, dos 16 mil locais selecionados para aplicação das provas do Enem, 304 permaneciam invadidos por estudantes até as 12h desta terça. O adiamento atinge 191.494 inscritos. Com a mudança, as novas provas para esse grupo devem ser aplicadas em 3 e 4 de dezembro, em locais que ainda serão definidos.
KIRCHNER X PERSEGUIÇÃO – Em entrevista, a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, assegurou ser vítima de uma “formidável manobra de perseguição política”, similar, segundo ela, “a que também estamos vendo no Brasil contra o ex-presidente Lula”. Disse Cristina: “O que está acontecendo aqui não é original. Perseguem governos que incluíram socialmente milhões de pessoas, é uma manobra regional”.
ENTREVISTA X DILMA – À Folha de São Paulo, a ex-presidente Dilma afirmou que deseja escrever um romance policial. Ao falar sobre a sua rotina, a petista contou que anda diariamente de bicicleta e se exercita sozinha em casa. Ela disse que não sai para jantar ou almoçar fora, mas garantiu não ter medo de ser hostilizada. Dilma não falou sobre o impeachment, mas se disse preocupada com “uma onda conservadora no país” e com “o ódio ao lulopetismo”.
EFICIÊNCIA X PARTIDOS – Segundo um ranking da Folha, o PSDB foi o partido mais eficiente nas eleições ao conseguir eleger 46,7% dos candidatos que lançou: ao todo, 1.719 tucanos disputaram o pleito e 803 foram eleitos. Já o PMDB lançou 2.319 nomes e conquistou 1.038 cidades, o que resulta em uma taxa de sucesso de 44,8%. Na sequência, estão PP (43,3%), PSD (40,5%) e PR (39,6%).
ESQUERDAS X INEFICIENTES – Esse ranking da Folha também mostrou o desempenho das esquerdas nessa última eleição. Dos 980 candidatos do PT na disputa, 254 foram eleitos, o que resultou em índice de 26% e colocou a sigla na 13ª colocação. A Rede Sustentabilidade conquistou 4,5% das prefeituras que disputou. Foram 7 vitórias em 155 tentativas. O PSOL ficou com duas prefeituras; disputou em 400 cidades.
FREIXO X ENTREVISTA – Após perder a disputa para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, do PSOL, tem dito à imprensa que fará uma oposição dura e constante ao governo de Marcelo Crivella, do PRB. Disse Freixo: “É bom que o Crivella entenda que o Rio de Janeiro não é um templo. É uma cidade cheia de diversidade, e isso não vai mudar, por mais que ele possa tentar (…) seremos bem duros em nossa oposição”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.