Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (02/09/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2014 19h03

No programa Os Pingos nos Is desta terça-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo esses e outras notícias que foram abordadas neste 02 de setembro de 2014.

Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) fazem o certo e o esperado: questionam Marina Silva (PSB). “Acabou a moleza para Marina Silva. Se querem saber, isso é bom. Não estou, não agora, a fazer juízo de valor sobre candidaturas. O que estou a afirmar é outra coisa: quanto mais os temas forem realmente debatidos, melhor. No horário eleitoral desta terça-feira, a petista Dilma Rousseff e o tucano Aécio Neves acordaram para a realidade e passaram a questionar os postulados da candidata do PSB. Isso é bom. Quem sabe as coisas se aclarem.

A propaganda do PT lembrou que Marina teria hoje 33 deputados na Câmara. A aprovação de um projeto de lei requer um mínimo de 129; a de uma emenda constitucional, de 308 — além de 49 senadores. Com duas votações na Câmara e no Senado. A lembrança faz sentido? É claro que sim! Boa parte das mudanças com as quais Marina acena depende da aprovação do Congresso. Como ela pretende conquistar essa maioria sem negociar com os partidos? “Ah, mas ela vai fazer a devida interlocução”, poderiam dizer seus seguidores. Pois é… Por enquanto, ela se apresenta como a “nova política” contra tudo o que está aí, que seria a velha”, disse o apresentador.

Outro assunto abordado foi a estratégia petista para minar a candidata Marina Silva (PSB). O governo pretende desengavetar um projeto que é uma bandeira antiga das igrejas evangélicas no Congresso, que é a Lei Geral das Religiões, que concede diversos benefícios a instituições religiosas, entre eles, benefícios tributários. O projeto, proposto em 2009, faz parte de um pacote “antimarina” para contentar evangélicos e conquistar esse eleitorado pentecostal. Além disso, foi citada também a posição de Marina Silva com a causa do movimento GLBT.

Os apresentadores falaram também sobre a pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira para o governo do Estado de São Paulo. O levantamento apontou queda de 3% do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), e crescimento de Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT). Mas, mesmo assim, o tucano continua vencendo no primeiro turno, com 47% da vontade dos eleitores. Skaf marca 23% e Padilha, 7%.

Confira no áudio acima esses e outros assuntos que foram ao ar na íntegra do programa desta terça-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.