Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (03/05/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2016 15h53

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (03) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

INQUÉRITOS – Rodrigo Janot, procurador-geral da República, pedirá ao STF autorização para abrir inquérito contra Dilma e Lula. O que embasa os pedidos é a delação de Delcídio do Amaral e a decisão da presidente de fazer de Lula seu ministro. Segundo a PGR, ela fez essa escolha para garantir foro especial ao petista e para tumultuar as investigações.

OUTRO INQUÉRITO – Rodrigo Janot pediu ao Supremo a inclusão de 30 investigados, especialmente da cúpula do PT e do PMDB, no principal inquérito da Lava Jato, que investiga o petrolão. Entre os petistas estão Lula, Jaques Wagner, chefe de gabinete da Presidência; e os ministros Ricardo Berzoini e Edinho Silva, entre outros.

JANOT X TEMER – A PGR não deve pedir abertura de inquérito contra o vice Michel Temer. Na avaliação da equipe de Rodrigo Janot, as citações ao peemedebista até o momento não são suficientes para sustentar um pedido contra ele. Temer já foi citado nas delações premiadas do lobista Julio Camargo e do senador Delcídio do Amaral.

LULA X TRAMITAÇÃO – Os autos do pedido de prisão contra Lula elaborado pelo Ministério Público de São Paulo chegaram à 13ª Vara Criminal da Justiça Federal em Curitiba, onde tramitam os processos da Lava Jato. O pedido está sem andamento, pois o STF ainda não decidiu onde os processos relativos ao ex-presidente deverão tramitar.

DELCÍDIO – O Conselho de Ética do Senado aprovou a cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral por quebra de decoro parlamentar. Ele é suspeito de envolvimento em tentativas para obstruir as investigações da Lava Jato e por participação no petrolão.

PSDB X PARLAMENTARISMO – O PSDB apresentou a Michel Temer um documento com 15 pontos com os quais esperam que o próximo governo se comprometa. Entre eles está a reforma política com vistas à implementação do parlamentarismo; o combate à corrupção, com apoio irrestrito à Lava Jato, e a profissionalização do Estado.

DILMA – Em evento, Dilma disse que o Brasil promoverá com êxito os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mesmo “atravessando um momento verdadeiramente crítico na história da democracia”. Ela garantiu que o país está “plenamente preparado” para assegurar a proteção às autoridades, esportistas e turistas.

OLIMPÍADA – A cerimônia na qual o Brasil recebeu oficialmente a tocha olímpica, em Brasília, foi acompanhado por grupos pró e contra o impeachment. Os contrários a Dilma, vestidos de verde e amarelo, exibiam faixas, na maioria em inglês, com os dizeres “Olympeachment is here”. Já os favoráveis à petista, quase todos vestindo camisetas ligadas a movimentos sociais, protestaram contra Eduardo Cunha e Michel Temer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.