Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (05/04/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2016 14h57
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo e Patrick Santos comentaram os principais assuntos desta terça-feira (05) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo afirmou que Lula “decidiu chantagear todo o processo político”. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

MARCO AURÉLIO X TEMER – O ministro do STF Marco Aurélio Mello determinou hoje que a Câmara dê seguimento a um pedido de impeachment contra Michel Temer. Ele também mandou que seja formada uma comissão especial, a exemplo da que já existe no processo de Dilma, para discutir o eventual impedimento do peemedebista. 

GILMAR X MELLO – O ministro do STF Gilmar Mendes comentou a decisão de Marco Aurélio Mello que determinou que a Câmara dê início ao processo de impeachment contra Temer: “Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”.

PLANALTO X MELLO – A decisão do ministro Marco Aurélio Mello foi comemorada por assessores de Dilma. A avaliação é de que a liminar coloca o PMDB em “saia-justa” e enfraquece a defesa pelo afastamento da presidente dentro do partido, mesmo no grupo contrário ao governo.

CUNHA – O grupo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, planeja ignorar a ordem do STF para instaurar processo de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer. Segundo o deputado Sóstenes Cavalcante, do DEM, Cunha manifestou irritação e indicou que não vai cumprir a ordem judicial.

DILMA X MINISTÉRIO – A presidente Dilma afirmou que não haverá trocas no Ministério antes da votação do impeachment na Câmara. A decisão foi tomada após o PP e o PR informarem ao Palácio do Planalto, que ainda há dissidências internas nas bancadas dos partidos na Casa, o que não garante 100% dos votos contra a saída da petista.

DILMA X NOVAS ELEIÇÕES – Ao ser questionada sobre a ideia do senador Valdir Raupp (PMDB), que propõe novas eleições gerais em outubro, a presidente Dilma foi irônica: “Convença a Câmara e o Senado a abrir mão de seus mandatos. Aí vem conversar comigo”.

RENAN X NOVAS ELEIÇÕES – O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse “ver com bons olhos” a ideia de novas eleições.Para o peemedebista, o pleito deve englobar todos os cargos eletivos: presidente da República, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.

ARAGÃO – O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, comentou o clima de tensão em decorrência do acirramento das divergências políticas no país: “Existem pessoas acuadas e outras que estão acuando. Aí prevalece a Lei de Newton: toda ação corresponde a uma reação em igual intensidade e sentido oposto, mas nós temos que evitar isso”.

TEMER – Michel Temer se licenciou nesta terça da presidência nacional do PMDB. O senador Romero Jucá, de Roraima, assume o comando da legenda por tempo indeterminado. A troca já estava acordada desde a realização da convenção nacional do partido, realizada em 12 de março.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.