Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (05/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2014 19h16

No programa Os Pingos nos Is desta terça-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Veja abaixo algumas das notícias que foram abordadas na bancada.

Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou sobre a ação feita para intimidar o delegado Romeu Tuma Jr. e questionou: querem transformar a testemunha em investigado? “A Polícia Federal tentou conduzir coercitivamente o delegado Romeu Tuma Jr., ex-secretário nacional de Justiça, à sede de sua Superintendência , em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre o livro “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, publicado pela Editora Topbooks. Ele resistiu à intimidação e compareceu um pouco mais tarde ao local. Na obra, Tuma Jr. assegura que o “estado policial petista” não é uma invenção de paranoicos. Segundo informa Tuma, esse esquema reúne as características de todas as máquinas de perseguição e difamação do gênero: o grupo que está no poder se apropria dos aparelhos institucionais de investigação de crimes e de repressão ao malfeito — que, nas democracias, estão submetidos aos limites da lei — e os coloca a seu próprio serviço.

Queriam, na prática, deter Tuma Jr., ainda que por algum tempo, por quê? Havia ou há algum inquérito em curso? Não. Vamos ficar atentos. O Brasil é uma democracia — ainda é ao menos. As pessoas não podem ser demitidas de um banco, por exemplo, porque fazem uma avaliação técnica crítica ao governo. O partido oficial não pode fazer listas negras de jornalistas porque não gosta de sua opinião, e o estado não pode sair por aí detendo pessoas em processos de investigação muito pouco transparentes.

Sim, o livro de Tuma Jr. denuncia a ação do PT em algumas operações escabrosas”, disse o apresentador.

Outro assunto debatido foi a campanha do ministro Gilberto Carvalho pró-Decreto 8243/2014, que institui Política Nacional de Participação Social, que disciplina a participação dos conselhos populares no Governo Federal. O decreto, editado em maio pela presidente Dilma Rousseff, institucionaliza a relação da máquina pública com a sociedade civil. A câmara tenta derrubá-lo, mas Carvalho defende o decreto, afirmando que ele “não tira poderes do Congresso”.

Os apresentadores falaram também dos desdobramentos na questão da fraude na CPI da Petrobras, na qual os participantes tiveram acesso às perguntas antes o início da sessão. O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que irá criar uma comissão de sindicância para investigar a fraude revelada pela revista Veja. Na tarde desta terça-feira, Calheiros classificou as revelações como “muito graves”.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta terça-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.