Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (07/03/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 07/03/2017 13h44

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta terça-feira (07) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo disse que “cães de aluguel prestam favor involuntário ao regime democrático”. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

MILLER – Segundo o Estadão, o procurador da República Marcelo Miller, que integrava o grupo de trabalho da Lava Jato em Brasília, pediu exoneração do Ministério Público Federal. Ele deve sair oficialmente da instituição em abril e vai se dedicar à advocacia. Miller foi um dos responsáveis por colher depoimentos de delação premiada considerados essenciais na investigação, entre eles o do senador cassado Delcídio do Amaral e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

STF X RAUPP – O STF aceitou denúncia contra o senador Valdir Raupp (PMDB) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com isso, ele passa à condição de réu. Raupp é acusado de ter recebido propina por meio de doações oficiais registradas no TSE. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, Raupp recebeu R$ 500 mil da construtora Queiroz Galvão na campanha de 2010. Os recursos teriam sido desviados de contratos que a empresa mantinha com a Petrobras. 

MELO FILHO – Em depoimento ao TSE, o ex-vice-presidente da Odebrecht, Claúdio Melo Filho, afirmou que Michel Temer, vice-presidente à época, teria pedido “apoio financeiro” da empreiteira ao PMDB durante as eleições de 2014. Esse pedido teria sido feito a Marcelo Odebrecht em um jantar no Palácio do Jaburu.

ALEXANDRINO – Ao TSE, o ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar relatou que o ex-ministro Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, sugeriu que a empreiteira doasse R$ 30 milhões por meio de caixa dois. Segundo o delator, o dinheiro pago foi usado para comprar o apoio de partidos que integraram a coligação “Com a Força do Povo”. O hoje prefeito de Araraquara, Edinho Silva, negou qualquer irregularidade.

HILBERTO – O ex-executivo da Odebrecht Hilberto Mascarenhas afirmou, em depoimento ao TSE, que o chamado “Departamento da Propina” da empreiteira movimentou cerca de 3,39 bilhões de dólares em pagamentos ilícitos entre 2006 e 2014. Deste valor, entre 15 a 20% – ou seja, de 500 milhões a 680 milhões de dólares – foram destinados para financiar campanhas eleitorais no Brasil via caixa dois. O restante era usado para pagar propina, obras e serviços no exterior.

PIB – O PIB brasileiro registrou uma queda de 3,6% no ano passado. Foi o segundo período seguido de recessão – em 2015, o indicador já havia recuado 3,8%. Com isso, o país acumulou um recuo de 7,2% no último biênio. No ano passado, a agropecuária caiu 6,6%; a indústria registrou retração de 3,8%; e os serviços recuaram 2,7%.

LULA – Segundo a Folha, Lula se rendeu ao argumento de que ele é o único nome capaz de reunificar o PT. O ainda presidente nacional do partido, Rui Falcão, trabalha para que o lançamento do nome de Lula à Presidência da República conte com o apoio de diversas forças internas, não só a CNB (Construindo um Novo Brasil), da qual o ex-presidente é membro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.