Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (07/10/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 07/10/2014 19h36
  • BlueSky

No programa Os Pingos nos Is desta terça-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 07 de outubro de 2014.

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, reafirmou na tarde desta terça-feira que é contra a reeleição.

Marina Silva, do PSB, derrotada no primeiro turno da eleição, também defende a medida e fez dela uma das condições para apoiar o tucano contra a petista Dilma Rousseff.

“Essa proposta do fim da reeleição já está nas nossas diretrizes. Eu defendo há muito tempo. Vejo que há convergências importantes entre as propostas de governo da Marina e as nossas”, afirmou o presidenciável

Questionado se o fim da reeleição já valeria para os mandatos que começam em 2015, caso ele vença a disputa, aécio disse:

“Defendo a coincidência dos mandatos. E isso, obviamente, envolve outras negociações, com prefeitos, parlamentares e governadores de estado. Não é uma decisão unilateral de um candidato à presidência da República”.

Os apresentadores também falaram da campanha da presidente Dilma Rousseff, do PT. Já foram definidas as estratégias para o segundo turno. Depois do partido registrar um de seus piores resultados nas urnas em São Paulo, o ex-presidente Lula deve comandar na quinta-feira uma reunião com dirigentes petistas no Estado para cobrar empenho na campanha à reeleição. Além disso, Dilma ganhará alguns “reforços”: o candidato ao governo derrotado em São Paulo, Alexandre Padilha, que será um dos coordenadores da campanha no estado, e o prefeito Fernando Haddad, que prometeu “fazer o que Dilma quiser no segundo turno”.

Outro assunto debatido foi a redução nas cadeiras do PT e do PMDB na câmara. Os quatro maiores partidos governistas perderam deputados: não apenas elegeram agora menos do que em 2010 como verão minguar o atual número de parlamentares. Comecemos pelo maior deles, o PT: elegeu, em 2010, 88 e manteve esse número. No ano que vem, os petistas verão a sua bancada reduzida a 70. É o menor número desde 1998, quando o partido era oposição e elegeu 59. Em 2010, fez 86; em 2006, 83; em 2002, 91. Também o PMDB deu uma minguada: na eleição passada, fez uma bancada de 79 membros, estava com 71 e terá, a partir do ano que vem, 66. Em 2006, o partido elegeu 89, e, em 2002, 75. Como se nota, terá o menor número de representantes na Câmara em 12 anos.

O programa desta terça-feira ainda teve a presença de “Marina Silva”, que na verdade era o repórter Victor La Regina, que fez uma excelente imitação da candidata do PSB.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.