Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (13/12/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2016 14h55

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (13) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou a notícia de que Temer é um dos principais adversários do Ministério Público Federal. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CAIADO X TEMER – O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, insinuou que o presidente Michel Temer deveria renunciar e cogitou a realização de eleições gerais, com disputa também para os cargos do Congresso. Para Caiado, após a delação da Odebrecht, que envolveu na Lava Jato parlamentares, membros do governo e o próprio presidente, é preciso que o Executivo e o Legislativo verifiquem se ainda têm condições de governar e legislar. Do contrário, defende o senador, seria necessário o que chamou de um “gesto maior”.

PEC DO TETO – Por 53 votos a 16, o Senado aprovou, em segundo turno, a PEC do Teto, que limita o aumento dos gastos públicos à inflação do ano anterior. A emenda deve ser promulgada na próxima quinta, segundo o presidente da Casa, Renan Calheiros. A votação foi apertada, diferente do que aconteceu no primeiro turno, em 29 de novembro, quando 61 senadores votaram a favor e 14 contra.

DATAFOLHA X PEC DO TETO – Segundo levantamento do Datafolha, 60% dos entrevistados são contra a PEC do Teto, aprovada hoje pelo Senado em segundo turno. A PEC tem apoio de 24%, 4% se disseram indiferentes e outros 19% afirmaram não saber como responder. A rejeição à proposta entre os que têm 16 e 24 anos chega a 65%. O repúdio também é maior entre os que têm ensino superior (68%), contra 51% dos que possuem só ensino fundamental.

DATAFOLHA X CONGRESSO – O Datafolha fez uma pesquisa sobre a popularidade do Congresso: 58% dos entrevistados considera ruim ou péssima a atuação dos deputados e senadores eleitos em 2014. Avaliam o Congresso como regular 31% e apenas 7% o consideram bom ou ótimo. A taxa de desaprovação é maior entre quem tem ensino superior e entre aqueles que possuem renda entre cinco e dez salários mínimos: 74% e 73%, respectivamente.

ABUSO DE AUTORIDADE – O presidente do Senado, Renan Calheiros, e interlocutores do peemedebista deram início a novas articulações para tentar aprovar nesta terça a proposta que endurece a punição para o abuso de autoridade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.