Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (14/04/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 14/04/2015 19h03
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os prinicipais assuntos desta terça-feira (14) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o depoimento de delator de que a Controladoria-Geral da União esperou eleição de Dilma para abrir processo, mesmo tendo em mãos provas de corrupção.

“Jonathan David Taylor, ex-diretor da SBM Offshore, afirmou que entregou à CGU, durante a campanha eleitoral do ano passado, provas de que a empresa holandesa havia pagado propina a agentes da Petrobras. O órgão, no entanto, só abriu sindicância em novembro, depois da eleição. Segundo Taylor, ele entregou à CGU mil páginas de documentos entre agosto e outubro de 2014”, disse Reinaldo (saiba mais no editorial completo).

Outros destaques do programa foram:

– A presidente Dilma Rousseff indicou o jurista paranaense Luiz Edson Fachin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Antes de ser oficializado no STF, no entanto, Fachin precisa passar por sabatina no Senado e ser aprovado pelos parlamentares.

– As produtoras de áudio e vídeo terceirizadas pelas agências de propaganda detentoras das contas governamentais da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Saúde serão incentivadas a fazer acordos de delação premiada na Lava Jato.

– Em vídeo que circula pela internet, o número dois da Advocacia-Geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria, defende que os contratos de empreiteiras investigadas na Lava-Jato não foram superfaturados.

– A CPI da Petrobras aprovou nesta terça-feira a convocação de 17 pessoas para prestar esclarecimentos. Também foi aprovado requerimento para realizar diligência externa em Curitiba com o objetivo de tomar o depoimento de quem se encontra preso na cidade em decorrência da Operação Lava Jato.

– Após negociações, o texto da medida provisória que trata de mudanças nas regras do seguro-desemprego ficará mais brando. O relatório com as modificações, que deve ser apresentado ainda hoje, determina que o trabalhador tem direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por ao menos 12 meses nos últimos dois anos.

– Em relatório divulgado hoje, o Fundo Monetário Internacional faz uma previsão otimista sobre o crescimento global no ano que vem: 3,8% em média – uma alta de 0,1 em relação ao documento anterior.

– Os repasses do governo federal provenientes dos royalties do pré-sal recuaram 35 por cento em 2015. Passaram de 9,9 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2014 para 6,41 bilhões de reais no mesmo período desse ano.

– As vendas do comércio varejista caíram 3,1% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado.

– O deputado Jair Bolsonaro foi condenado a pagar 150 mil reais por danos morais por declarações apontadas como homofóbicas dadas ao programa CQC, da TV Bandeirantes.

– A Casa Branca informou nesta terça que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs a retirada de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.