Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (15/12/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 15/12/2015 14h20
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (15) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o depoimento de José Carlos Bumlai, amigo de Lula, à PF. “O que Bumlai confessou, já é possível caracterizar não um partido, mas uma organização criminosa”. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CUNHA X CONSELHO – Por 11 votos a 9, o Conselho de Ética da Câmara conseguiu hoje aprovar parecer preliminar que dá sequência ao processo de cassação contra Eduardo Cunha. Aliados do peemedebista recorrerão da decisão do Conselho, que impediu um novo pedido de vista que provocaria o 8º adiamento e jogaria a votação para 2016.

BUSCAS – A PF cumpriu hoje mandado de busca e apreensão na residência oficial de Cunha, em Brasília e no Rio de Janeiro. Ainda foram realizadas buscas nas residências do deputado federal Aníbal Gomes, dos senadores Edison Lobão, e Fernando Bezerra Coelho, do ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e do da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera.

CUNHA – Em resposta à ação, Cunha disse que não está “nem um pouco preocupado” com os mandados de busca e apreensão cumpridos em suas residências. Ele acusou o governo de praticar “revanchismo” contra ele e considerou “muito estranho” que a operação tenha ocorrido no dia da sessão do Conselho de Ética e às vésperas de o STF se pronunciar sobre o rito do impeachment.

INVESTIGAÇÃO – A nova fase da Lava Jato, deflagrada nesta terça, mira o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, e pessoas ligadas ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Preocupado com os desdobramentos da ação, o governo emitiu uma nota dizendo que “todos os investigados” têm o direito de “apresentar suas defesas, dentro do processo do contraditório”.

FACHIN – O ministro Luiz Edson Fachin, do STF, distribuiu um esboço de seu voto sobre o rito do impeachment. De acordo com a Folha de S. Paulo, há um movimento de parte dos ministros para evitar um pedido de vista, garantindo que a análise do caso seja concluída ainda esta semana, antes do recesso do Judiciário.

ENTREVISTA – À Folha, o advogado do PT e da presidente Dilma, Flávio Caetano falou sobre o impeachment: “O que está acontecendo é um processo que tem como único vetor normativo a vontade do presidente da Câmara, Eduardo Cunha”.

FIESP X DILMA – A Fiesp e o Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo -, ambos presididos por Paulo Skaf, anunciaram o apoio oficial ao impeachment da presidente Dilma.

DATAFOLHA – Pesquisa Datafolha, realizada nas manifestações em favor o impeachment, aponta que 19% acreditam que, se o vice se tornasse titular, ele faria um governo ótimo ou bom; para 28%, seria “ruim ou péssimo”, e 47% disseram que seria regular.

 

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.