Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (20/12/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (20) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o manifesto divulgado pelo Movimento Brasil Livre. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
JANOT X ABUSO DE AUTORIDADE – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, participou de uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Segundo a Folha, a pauta foi a elaboração de um novo projeto de abuso de autoridade. Janot teria manifestado a intenção de “serenar os ânimos” entre Congresso e Ministério Público, desde que os deputados derrubem o texto que tramita atualmente no Senado e comecem a redigir uma nova proposta.
CÂMARA X ESTADOS – A Câmara contrariou o Ministério da Fazenda e, por 296 votos a favor, 12 contrários e 3 abstenções, aprovou a proposta de renegociação da dívida dos Estados. O texto segue agora para a sanção do presidente Michel Temer. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, chegou a se irritar com a tentativa de governistas de barrar a medida e criticou a articulação do Palácio do Planalto, contrária à retirada de contrapartidas que os Estados teriam que cumprir para obter a renegociação.
MANSUR X CÂMARA – O deputado Beto Mansur (PRB) desistiu de disputar a presidência da Câmara e vai apoiar a reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia. A decisão de Mansur representa mais uma baixa no centrão, grupo formado por parlamentares do PTB, PSD, PP e PR. O bloco ainda não definiu quem será seu candidato, mas ainda restam dois nomes: Jovair Arantes (PTB) e Rogério Rosso (PSD).
ODEBRECHT X SOLTOS – O juiz Sérgio Moro mandou soltar dois executivos ligados à Odebrecht que estavam presos desde março: Olívio Rodrigues Júnior e Luiz Eduardo da Rocha Soares. Com a decisão, apenas o herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, continua detido. A soltura dos dois estava prevista no acordo. Júnior e Soares integravam o “departamento de propinas” da empreiteira.
ODEBRECHT X SUÍÇA X EUA – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos deve anunciar amanhã em Washington a assinatura do acordo com a Odebrecht e a Braskem. As duas companhias vão pagar uma multa para suspender as ações judiciais que já estão em curso contra a Braskem e as que seriam abertas contra a Odebrecht. Também será assinado um pacto com a Suíça pelo fato de o grupo ter usado bancos daquele país para lavar dinheiro para suborno.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.