Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (26/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 26/08/2014 19h31

No programa Os Pingos nos Is desta terça-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas das notícias que foram abordadas neste 26 de agosto de 2014.

Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou que querem transferir a inimputabilidade de um Silva para outra. “Marina Silva, candidata do PSB à Presidência, disse que o partido daria hoje uma explicação sobre o avião em que voavam, rotineiramente, Eduardo Campos e ela própria. Já está claro a esta altura: não haverá explicação nenhuma. Era caixa dois e pronto, já que os custos com a aeronave não aparecem na prestação de contas do partido ao Tribunal Superior Eleitoral. Eis aí a “nova política”. Marina, nesta segunda, já tinha dito palavras incompreensíveis a respeito. Ao anunciar que viria uma resposta nesta terça, afirmou:
“Queremos que sejam dadas as explicações de acordo com a materialidade dos fatos, e, para termos a materialidade dos fatos, é preciso que haja tempo necessário para que essas explicações tenham as devidas bases legais”.

O que isso quer dizer? Nada! O PSB, então, está em busca de uma justificativa legal que consiste no seguinte: o CNPJ usado pelo comitê financeiro de Eduardo Campos era um — e a esse comitê vão tentar atribuir todas as irregularidades. Um novo foi criado para o comitê de Marina, e este, então, estaria limpo.

Caso prospere mesmo essa saída, a “nova política” de Marina já começa assentada numa fraude, que não é de tão fácil tradução para milhões de eleitores. Está tudo errado: parece que a inimputabilidade de que Lula gozou na política por muitos anos está mudando de Silva: de Luiz Inácio Lula da Silva para Marina Silva. Ou por outra: mudam-se os Silvas, mas não a impunidade”, disse o apresentador.

Os apresentadores falaram também sobre o levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira que aponta a vitória da candidata Marina Silva (PSB) sobre a atual presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Nas pesquisas sobre o primeiro turno das eleições, Dilma tem 34% das intenções de voto, seguida de Marina, com 29%, e Aécio Neves (PSDB), com 19%. Na segunda etapa das eleições, Marina Silva tem 45% contra 36% da atual presidente Dilma. A petista leva vantagem numa possível disputa com Aécio Neves, na qual venceria por 41% a 33%.

Outro assunto abordado foi a propaganda eleitoral do PSDB. O programa voltou a apresentar a biografia de Aécio Neves e o candidato falou da sua infância e juventude em São João del Rei, no interior de Minas Gerais. Aécio afirmou que seu avô, Tancredo Neves, e seu pai foram seus dois grandes exemplos na política. O tucano se apresentou também como líder da aprovação da lei que acabou com a imunidade de políticos para crimes comuns. Reinaldo Azevedo considerou a campanha “fora do tom”.

Confira no áudio acima a íntegra do programa desta terça-feira esses e outros assuntos que foram ao ar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.