Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (28/07/2015)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Liliana Pinheiro comentaram os principais assuntos desta terça-feira (28) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a reunião da presidente Dilma nesta segunda (27) em que ela tentou afastar a possibilidade de impeachment e a intenção de se reunir com governadores na quinta-feira (30).
Outros destaques do programa foram:
– a agência de classificação de risco Standard and Poors alterou a perspectiva da nota do Brasil de estável para negativa. A S & P manteve o rating brasileiro em BBB-, um degrau acima do chamado grau de investimento, uma espécie de selo do “bom pagador”.
– logo após a notícia da Standard and Poors, o dólar comercial chegou a bater na casa dos 3 reais e 43 centavos, a maior cotação desde março de 2003, mas fechou o dia com uma alta menor.
– o ministro da Fazenda afirmou também que o governo pode aumentar a meta fiscal para 2016 se houver um “alinhamento de prioridades entre Executivo e Congresso”.
– no dia em que o Copom começou a reunião que vai decidir a nova Selic, as principais centrais sindicais do país realizaram um protesto em São Paulo contra os juros altos. Participaram do ato na capital paulista representantes da CUT, da União Geral dos Trabalhadores e da Força Sindical.
– a presidente Dilma Rousseff decidiu convidar todos os governadores para uma reunião na próxima quinta-feira e dividir com eles a responsabilidade de evitar a aprovação das pautas-bomba no Congresso.
– a presidente Dilma citou em reunião com ministros na segunda, um cálculo indicando que os efeitos da Operação Lava Jato sobre a economia serão responsáveis pela queda de um ponto percentual do PIB em 2015.
– com receio de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, admita a tramitação dos pedidos de impeachment antes mesmo dos protestos marcados para 16 de agosto, o governo iniciou uma estratégia para pôr um freio de arrumação na base aliada.
– o presidente da Câmara tratou publicamente como favas contadas que o Tribunal de Contas da União rejeitará, em parecer, as contas de 2014 de Dilma Rousseff.
– a Polícia Federal deflagrou hoje a Décima Sexta fase da Operação Lava Jato e mira contratos firmados pelo clube do bilhão com a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras.
– foram presos nesta manhã o presidente afastado da Eletronuclear almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva e Flavio David Barra, presidente da Andrade Gutierrez Energia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.