Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (29/07/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2014 18h53

No programa Os Pingos nos Is desta terça-feira, somente Reinaldo Azevedo e Mona Dorf estiveram na bancada, já que Patrick Santos não esteve presente. Mas os dois tiveram a presença da comentarista da Jovem Pan, Denise Campos de Toledo, ecomentaram os principais assuntos do dia.

Em seu editorial diário, Reinaldo Azevedo falou sobre a inclusão que do Brasil pelo FMI no grupo dos cinco países emergentes vulneráveis a uma nova crise. ““Quando os deuses querem destruir alguém, começam por lhes tirar o juízo”. É o que me ocorreu ao saber que a presidente Dilma Rousseff afirmou, na sabatina a que se submeteu ontem, que as perspectivas negativas da economia são equiparáveis ao pessimismo pré-Copa. Ou por outra: seria tudo espuma sem fundamento. A presidente finge que os números não estão aí: juros de 11% ao ano, crescimento abaixo de 1% e inflação, hoje, acima do teto da meta, que é de 6,5%. No fim do ano, deve ficar pouco abaixo desse limite. Vale dizer: não estamos lidando com meras expectativas ou subjetivismos, mas com fatos realizados.

Nesta terça, veio o balde de água fria da realidade na cálida ilusão do palavrório. O FMI incluiu o Brasil no grupo das cinco economias mais frágeis entre os chamados países emergentes, na companhia de Índia, Turquia, Indonésia e África do Sul”, disse o apresentador.

Devido ao comentário da presidente Dilma Rousseff na sabatina da última segunda-feira (28), que guarda dinheiro escondido no colchão, Denise Campos de Toledo deu dicas de investimento para a mandatária que poderia render mais dinheiro do que deixar guardado em casa.

Outro assunto abordado foi a reportagem da Folha de São Paulo desta terça, que informa que o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo fez pressão no TCU, o Tribunal de Contas da União, para adiar a votação do relatório que condenou a operação que resultou na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Segundo a Folha, “Cardozo acompanhou o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, que tinha audiência previamente agendada com o presidente do órgão, ministro Augusto Nardes. A visita do ministro da Justiça não estava prevista”.

Sobre o motivo da ida do ministro ao encontro, a assessoria de Cardozo tentou se explicar afirmando que cabe ao chefe da pasta “acompanhar regularmente todos os casos que dizem respeito a atividades ordinárias do Ministério – o que justifica a atuação junto aos órgãos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário por meio do titular da Pasta, secretários e diretores”.

Os apresentadores falaram também do Metrô de São Paulo, que irá funcionar com horário estendido nos dias de jogos iniciados após as 22h. A decisão é válida para as quartas-feiras e afetará as estações perto de estádios.

Ou seja, quando a partida ocorrer no Itaquerão, a estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, terá horário ampliado; quando o jogo for no Pacaembu será a vez de a estação Clínicas, da Linha 2-Verde, ficar aberta até a meia noite e meia.

A medida também vale para o novo estádio do Palmeiras, que afetará o funcionamento da estação Palmeiras-Barra Funda, para o Morumbi e a estação Butantã, da Linha 4-Amarela, e em jogos da Portuguesa, com mudança no itinerário da estação Tietê, da Linha 1 -Azul.

Confira no áudio acima esses e outros assuntos na íntegra do programa desta terça-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.