Conheça o Marketing rural e a produção de etanol em “A Hora do Agronegócio”
Funcionários da Ceagesp voltaram aos trabalhos normalmente na semana passada após protestos do último dia 14
Caminhões atuam no CeagespA chefe do Centro de Controle de Qualidade da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Anita Gutierrez, é quem participa do quadro de entrevistas do “A Hora do Agronegócio” deste domingo. Ela levanta um assunto importantíssimo: o motivo de os preços dos produtos da hortifruticultura sempre sofrerem elevação. Logo, para escapar desta alta, a doutora Anita indica o serviço diário da CEAGESP para cotação de produtos no quadro Dicas da Semana.
Para superar crises como as quais o Brasil enfrenta atualmente, “A Hora do Agronegócio” traz as estratégias que os profissionais de Marketing Rural estão discutindo para sair do sufoco e conseguir dar a volta por cima para alavancar a marca e o mercado. No 12º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, organizado pela ABMR&A e realizado na sexta-feira (25), um dos destaques foi a renovação do perfil do agropecuarista e o quanto ele está modernizado e exigente.
O setor sucroenergético também esteve em discussão durante esta semana na 15ª Conferência Internacional DATAGRO. A região Centro-Sul passa por uma produção maior do etanol na atual safra de 2015/2016, devido à busca pela gasolina que contém cerca de 25% de etanol. Apesar da taxa de crescimento esperada para 2015 ser de, no máximo 2%, o diretor do Grupo Tereos no Brasil, Jacyr Costa confia que a retomada da economia brasileira retomará a produção de etanol a 5% ao ano.
A prática agrícola também está inserida no manejo de florestas plantadas. Em meio a tantos desmatamentos e queimadas, a certificação de árvores garante a origem e a forma de plantio. A diretora executiva do Conselho de Manejo Florestal (FSC), Fabíola Zerbini, defende a necessidade deste certificado: “A preservação do solo e o resgate de carbono estão assegurados em florestas plantadas certificadas”. Isso reflete em qualidade de vida e terras férteis para a produção agrícola.
“A Hora do Agronegócio” também contou com a particição do presidente da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) no quadro de sustentabilidade e exibiu o segundo capítulo da série “Cooperativismo – O Brasil que já temos”. Neste episódio, são abordadas as cooperativas de crédito e as soluções que elas têm trazido para o produtor rural.
*”A Hora do Agronegócio” é produzido por Mariana Grilli, com sonoplastia de Reginaldo Lopes e vai ao ar todos os domingos, às 7h. Mercado, sustentabilidade, opinião: o agronegócio em todas as esferas com José Luiz Tejon.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.