Conheça o Marketing rural e a produção de etanol em “A Hora do Agronegócio”

  • Por Mariana Grilli/Jovem Pan
  • 27/09/2015 12h08

Funcionários da Ceagesp voltaram aos trabalhos normalmente na semana passada após protestos do último dia 14

Taba Benedicto/Futura Press/Folhapress Caminhões atuam no Ceagesp

A chefe do Centro de Controle de Qualidade da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Anita Gutierrez, é quem participa do quadro de entrevistas do “A Hora do Agronegócio” deste domingo. Ela levanta um assunto importantíssimo: o motivo de os preços dos produtos da hortifruticultura sempre sofrerem elevação. Logo, para escapar desta alta, a doutora Anita indica o serviço diário da CEAGESP para cotação de produtos no quadro Dicas da Semana.

Para superar crises como as quais o Brasil enfrenta atualmente, “A Hora do Agronegócio” traz as estratégias que os profissionais de Marketing Rural estão discutindo para sair do sufoco e conseguir dar a volta por cima para alavancar a marca e o mercado. No 12º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, organizado pela ABMR&A e realizado na sexta-feira (25), um dos destaques foi a renovação do perfil do agropecuarista e o quanto ele está modernizado e exigente.

O setor sucroenergético também esteve em discussão durante esta semana na 15ª Conferência Internacional DATAGRO. A região Centro-Sul passa por uma produção maior do etanol na atual safra de 2015/2016, devido à busca pela gasolina que contém cerca de 25% de etanol. Apesar da taxa de crescimento esperada para 2015 ser de, no máximo 2%, o diretor do Grupo Tereos no Brasil, Jacyr Costa confia que a retomada da economia brasileira retomará a produção de etanol a 5% ao ano.

A prática agrícola também está inserida no manejo de florestas plantadas. Em meio a tantos desmatamentos e queimadas, a certificação de árvores garante a origem e a forma de plantio. A diretora executiva do Conselho de Manejo Florestal (FSC), Fabíola Zerbini, defende a necessidade deste certificado: “A preservação do solo e o resgate de carbono estão assegurados em florestas plantadas certificadas”. Isso reflete em qualidade de vida e terras férteis para a produção agrícola.

“A Hora do Agronegócio” também contou com a particição do presidente da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) no quadro de sustentabilidade e exibiu o segundo capítulo da série “Cooperativismo – O Brasil que já temos”. Neste episódio, são abordadas as cooperativas de crédito e as soluções que elas têm trazido para o produtor rural.

*”A Hora do Agronegócio” é produzido por Mariana Grilli, com sonoplastia de Reginaldo Lopes e vai ao ar todos os domingos, às 7h. Mercado, sustentabilidade, opinião: o agronegócio em todas as esferas com José Luiz Tejon.

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