Consumo de energia deve crescer 3,7% em janeiro, segundo o ONS
Mesmo em crise e com atividade econômica apenas estável, o consumo de energia deve crescer 3,7% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, devido as altas temperaturas.
O levantamento do órgão indica que o maior aumento deverá ocorrer na região Nordeste, com alta de 9,4%. No Sudeste e Centro-Oeste, maior subsistema do país, a expectativa é de crescimento de 3,5%.
O professor da PUC do Rio de Janeiro, David Zylbersztajn, especialista no setor indicou neste verão o ar-condicionado será o principal responsável pela elevação. “É um produto que está entrando, pessoas têm geladeiras, televisão, isentando o velho ventilador”, disse.
Zylbersztajn acrescentou que este conforto gera elevada demanda de energia, principalmente nos horários de pico, fazendo com que os operadores redobrem a atenção sobre o risco de sobrecarga.
As chuvas são essenciais neste panorama, não só para dar uma refrescada, mas para a recomposição dos reservatórios.
Bruno Miranda, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revela a projeção para o verão. “Uma parte do norte e Nordeste tende a ficar um pouco abaixo da média e no Sul um pouco abaixo”, esclareceu.
Apesar do alto consumo o Operador Nacional do Sistema não prevê problemas no fornecimento de energia.
*Informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.