Conta de luz deve voltar a cair em 2017, diz diretor da Aneel

  • Por Jovem Pan
  • 08/12/2016 06h53
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Energia elétrica

O diretor da Aneel, Thiago de Barros, afirmou nesta quarta-feira (07), no Rio de Janeiro, que prevê um novo alívio para as tarifas de energia de todos os brasileiros no ano que vem.

Segundo ele, os ajustes serão menores do que os observados em 2016. Neste ano, por exemplo, teve distribuidora com redução na conta de energia de até 12%. Para o ano que vem, as quedas previstas pelo diretor giram em torno de -2% a -3%.

Segundo ele, a energia de Itaipu ficou mais barata e o dólar tende a ficar mais estável. Além disso, não são previstos novos impactos de encargos nas contas de luz, como aqueles verificados no biênio 2014-2015.

Neste biênio, a conta de luz foi a vilã do orçamento familiar e teve influência na inflação do País.

Para Thiago de Barros, a grande incógnita daqui para frente é a hidrologia, como vai se dar o período de chuvas, que deve se estender até abril. “A gente está no começo, se vier ano normal, a tendência é que as tarifas caiam. Seria algo próximo de zero mesmo, mas isso depende da hidrologia”, disse.

A perspectiva é que as chuvas vão ser na média histórica dos últimos anos, por isso a Aneel já projeta que a bandeira verde nas contas irá vigorar pelo menos até maio do ano que vem.

*Informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.