Controlar a ansiedade e conhecer local da prova são as recomendações antes da Fuvest

  • Por Jovem Pan
  • 04/01/2016 12h20
Candidatos fazem a prova da Fuvest, na Faculdade de Economia e Administração, na USP, em São Paulo (SP). (São Paulo (SP), 23.11.2008. Foto de Eduardo Anizelli/Folhapress)Vestibular da Fuvest 2015

 Especialistas recomendam o controle da ansiedade ao candidato à segunda fase da Fuvest nos dias que antecedem o Vestibular. Domingo, dia 10, começam as provas escritas do exame mais concorrido do país com 26 mil selecionados, numa relação de três candidatos por vaga.

Na semana, além de revisar os pontos mais complexos, é importante relaxar seja através do esporte, meditação, cinema ou bate papo com amigos. A psicóloga Sandra Benevento Bertelli alerta que a falta de domínio sobre as emoções pode prejudicar o estudante na hora da prova: “Quando a gente tem muito medo, ansiedade e fica apreensivo, isso estreita a mente e a pessoa acaba esquecendo”.

Os locais da segunda fase são diferentes da primeira etapa, se possível vá ao colégio com antecedência para não perder a hora para os três dias de prova.

O coordenador da Fuvest, José Coelho Sobrinho, recorda a proibição do uso de relógios e celulares durante a segunda fase e outra informação importante: “Não pode zerar nenhuma prova, se zerar alguma ele está eliminado. Nós chamamos de prova cada um dos dias: ele pode não acertar nenhuma questão de geografia, mas acertar história, matemática e física, então ele não está eliminado. Ele não pode zerar a prova do dia”.

Participam da segunda fase da Fuvest 26 mil candidatos e 2 mil treineiros com provas de redação e português, obrigatória a todos os inscritos.

Para a treineira Maria Clara Araújo de Oliveira, passar para a segunda fase tem um peso, um diferencial importantíssimo: “Foi uma ótima chance para dar uma olhada na segunda fase, ver como é. Ano que vem acho que vou estar menos nervosa e mais preparada”.

Atenção: os candidatos da segunda fase precisam entregar uma foto 3×4 no primeiro dia de prova para facilitar a confecção da carteirinha. A relação dos aprovados na Fuvest sairá no dia 2 de fevereiro de 2016, data válida para consulta do boletim de desempenho nas provas.