“Cooperativismo – O Brasil que já temos”: conheça os projetos educacionais das cooperativas
Um dos pilares do cooperativismo é integrar pessoas por meio da educação. Por isso, “A Hora do Agronegócio” e a série “Cooperativismo – O Brasil que já temos”, apresenta em seu terceiro capítulo cooperativas que têm projetos educacionais tanto para produtores, quanto para crianças e jovens.
Este é o caso da cooperativa cafeeira COCAPEC, atuante na divisa de Minas Gerais e São Paulo. De acordo com o superintendente Ricardo Lima, cerca de 14 mil crianças já foram atendidas por meio do Projeto Escola no Campo, criado em 2001.
Já a cooperativa COMIGO, de Goiás, possui o CooperJovem e o programa Jovens Lideranças Cooperativistas. Este segundo se trata de uma iniciativa que visa educar adolescentes sobre a importância do cooperativismo e como ele deve ser gerenciado para gerar bons resultados.
Aluno do programa, o associado Ernani Viana se destacou por sua atuação e interesse e agora é membro do conselho da COMIGO. “Esta é a ascensão que os projetos educacionais procuram provocar na vida das pessoas”, conforme o presidente Antonio Chavaglia.
Outro projeto educacional de destaque é desenvolvido pela COCAMAR, na região do Paraná. O presidente administrativo Luiz Lourenço explica que 25 funcionários com Síndrome de Down contribuem para o plantio de árvores, além de outras 3 mil pessoas integrarem o Jovem Cop.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.