Crise faz planos de saúde perderem mais de 1,3 milhão de clientes em 2016

  • Por Jovem Pan
  • 25/01/2017 07h38
Marcos Santos/USP Imagens médico

Planos de saúde brasileiros perderam mais de 1,3 milhão de clientes, em 2016. Levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar aponta que 46% dos vínculos rompidos no País se concentram no Estado de São Paulo.

A saída de conveniados é atribuída ao aumento do desemprego, que fez muitos trabalhadores perderem direito aos contratos coletivos.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde, Antonio Carlos Abbatepaolo, explicou que o setor foi duramente atingido pela crise. “Uma boa parte da população que tem plano de saúde é oferecido pelas empresas. E a crise do emprego afeta isso”, disse.

Abbatepaolo acredita ainda que a saída de clientes dos convênios deve contribuir para um inchaço da rede pública de saúde.

A advogada Cláudia Nakano, da Comissão de Saúde Pública e Suplementar da OAB, afirmou que o SUS não tem condições de receber mais pacientes. “A rede pública já não tem estrutura para atender os pacientes hoje que não possuem plano de saúde. Imagine os que estão perdendo os planos de saúde. Com certeza criará um caos ainda maior”.

A advogada Cláudia Nakano acrescentou que os reajustes abusivos dos planos de saúde também têm ampliado a saída dos consumidores.

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, 80% dos clientes que rescindiram os contratos com os convênios em 2016 são da região Sudeste.

*Informações do repórter Vitor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.