De Olho no Preço: crise causa queda nas vendas de materiais de construção

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2015 12h50
Arquivo/Agência Brasil Arquivo/Agência Brasil Infraestrutura pública precisa de recursos e investimentos para se recuperar; PPP's podem ser um caminho produtivo

 Em tempos de crises, poucas são as pessoas que ousam investir em uma reforma e todos os seus gastos extras, a menos que seja estritamente necessário. Com isso, as vendas do setor de materiais de construção caíram em 2015, uma queda de 16% em relação a igual período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção.

Já em relação aos preços, a associação de comerciantes do setor aponta que a alta do dólar também afetou bastante o segmento. Produtos como o cimento branco, que é bem mais caro que o cimento convencional, sofreu reajustes por causa dessa desvalorização do real.

Além disso, existem também alguns absurdos. Em lojas de conveniência que ficam em bairros nobres, o cimento pode custar R$ 55,00 o saco de 50 quilos, valor esse que é cobrado em uma loja no Itaim Bibi, em São Paulo. Em outras regiões, a média está em torno dos R$ 37,00 para o mesmo produto.

O presidente da ANAMACO, que representa os comerciantes de materiais de construção, Cláudio Conz, também explica que as regiões centrais costumam ter preços elevados. “O custo nos centros, principalmente Itaim Bibi, Moema e outras áreas bastante nobres, ficou muito elevado. A recomendação é a mais tradicional de todas: pesquisar preços”.

Para compreender essa diferença nos preços é preciso entender um pouco de logística. O preço varia nessas regiões porque muitas vezes os caminhões enfrentam restrições para a circulação.

De uma forma geral, a previsão traçada pelo setor para 2015 é bem ruim, com a expectativa de uma queda de 9% em relação ao ano passado. Nem as promoções das lojas aos finais de semana têm funcionado para atrair os clientes.

Com as informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.