Declaração de Imposto de Renda deve conter pagamentos a profissionais liberais
O contribuinte deve estar atento a valores pagos a profissionais liberais, como médicos e dentistas, na hora de declarar o Imposto de Renda. A Receita Federal aprimorou o cruzamento de dados em seu sistema, o que aumenta as chances de descobrir sonegações e de entrar na malha fina.
O Imposto de Renda deve ser entregue até às 23h59 do dia 29 de abril. Os principais erros acontecem com os rendimentos tributáveis e com despesas que não são dedutíveis. A declaração de compra de imóveis e doações em dinheiro também geram muitas dúvidas e deslizes.
O educador financeiro Reinaldo Domingos diz que o contribuinte deve checar os valores a serem declarados com o profissional liberal: “Porque também agora, diferente das outras declarações, profissionais, liberais como dentistas, médicos, toda essa parte de abate direto no imposto, eles também tem que declarar o CPF de todos os seus pacientes e clientes”.
O contribuinte também deve tomar cuidado com a declaração do valor que recebe por locação de imóveis, já que existe o cruzamento de dados. O contador Antonio Carlos Bordin diz que, após preencher a formulário, uma simples observação apontará se o contribuinte terá problemas: “Será que aqueles rendimentos tributáveis, isentos e não tributáveis foram suficientes para o meu padrão, para os investimentos que eu fiz, para as despesas que eu tive? Se esse valor der negativo o contribuinte tem um sério problema, porque pode apontar aí uma sonegação de receita”.
As restituições começam a ser pagas em junho. Até agora, apenas 6,5 milhões de pessoas prestaram contas com o leão, restando 28,5 de contribuintes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.