Delações da Odebrecht aceleram projeto contra corrupção na Câmara
O medo da delação da Odebrecht opera milagres no Congresso. O projeto das medidas de combate a corrupção ganha apoio dos partidos e vai anistiar o caixa dois de campanha.
O acerto é tão forte que o projeto foi aprovado por 30 votos a zero na comissão. Na quarta versão, o projeto foi aprovado depois de idas e vindas que irritaram o presidente da OAB, Claudio Lamachia, que estranhou os acertos fora da sessão.
“Me preocupa muito quando temos um determinado segmento articulando segmento articulando isso a portas fechadas. Isso não faz bem para a democracia e para o próprio Estado Democrático de Direito”, disse.
O que parecia impossível, depois de muitos acertos e mudanças, aconteceu. O relatório de Onyx Lorenzoni (DEM) foi aprovado e está pronto para ir ao plenário da Câmara dos Deputados.
O deputado Ivan Valente, líder do PSOL estranhou a pressa para votar o projeto, que antes tinha resistências entre parlamentares: “projeto é complexo e precisaria ser discutido no plenário também. Essa pressa toda pode estar escondendo questões graves”.
O acerto está feito. O abuso de poder será votado fora destas medidas, em outro projeto. A criminalização do caixa dois, no entanto, fica no parecer.
*Informações do repórter José Maria Trindade
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.