Depois de blitz, participantes de rolezinho adotam maneiras para driblar fiscalização
Domingo, sol, parque e rolezinho. O encontro simultâneo de jovens, quase sempre marcado pelo Facebook, em lugares como praças, parques ou shoppings voltou a ocorrer no parque do Ibirapuera ao longo dos finais de semana.
O problema é que, só no último domingo (02), a Guarda Civil Metropolitana e fiscais da Prefeitura de São Paulo apreenderam 184 litros de bebidas alcoólicas com crianças e adolescentes que chegavam ao parque para mais um desses encontros.
E esse foi o domingo mais tranquilo, já que no primeiro final de semana de fiscalização, os agentes públicos chegaram a recolher 650 litros de bebidas com álcool. Pelo menos 16 jovens tiveram que atendidos por embriaguez excessiva.
Nas páginas de redes sociais que reúnem os “rolezeiros”, vídeos e fotos mostram adolescentes quase sempre acompanhados de garrafas de bebidas e muitas vezes já embriagados.
Mesmo com a revista feita por guardas civis no parque do Ibirapuera ao longo do mês de março, os jovens não se intimidaram.
Na verdade, eles foram inventando maneiras de tentar driblar a fiscalização, como explicou o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini. “Eles bebem antes de chegarem aos parques”.
No último domingo duas pessoas foram socorridas depois de beber demais.
Por isso a prefeitura promete a partir do próximo domingo (09) promover, além da fiscalização, políticas de entretenimento para os jovens no local.
*Informações da repórter Helen Braun
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.