DF irá suspender cobrança da tarifa de contingência de 40% sobre contas de água
A Agência Reguladora de Água do DF anunciou que vai suspender a cobrança da chamada tarifa de contingência de 40% sobre as contas de água, isso apesar do racionamento na cidade poder inclusive ser ampliado.
O diretor presidente da Adasa, Paulo Salles, explicou que o governo vai fazer um trabalho minucioso para monitoramento do nível dos reservatórios.
Serão fixadas metas de economia tendo como base três parâmetros: a água que chega aos reservatórios, o consumo e obras que deverão auxiliar o fornecimento. “Do ponto de vista prático temos que avaliar todas as nossas práticas e quem já está poupando continuar poupando. E quem não está poupando que o faça”, disse.
O governo local afirmou que a cobrança já trouxe os efeitos esperados, ou seja, conscientizar para a necessidade de economizar e arrecadar cerca de R$ 40 milhões para ações de gestão e cobrir custos operacionais.
Vale lembrar que o Governo Federal já liberou os recursos necessários para captação de água do lago Paranoá para tentar minimizar o problema.
O governo do DF conta também com a finalização por parte do governo de Goiás da hidrelétrica de Corumbá, que vai ajudar no abastecimento de água da capital. A parte do DF já está finalizada, no lado goiano, o atraso se deu por conta de denúncias de superfaturamento que acabaram suspendendo as atividades.
Com a normalização da obra, a expectativa é de que a represa sirva para garantir o abastecimento aqui no DF a partir do final do ano que vem.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.