Doença misteriosa que deixa urina preta intriga autoridades sanitárias na Bahia

  • Por Jovem Pan
  • 13/01/2017 06h51
  • BlueSky
Reprodução medicina

Doença que causa fortes dores musculares e ocorrência de urina preta registra 52 casos na Bahia com causas ainda desconhecidas.

Os episódios estão concentrados em Salvador, com a primeira detecção em 14 de dezembro e o último caso verificado até agora foi no dia 06 de janeiro.

Duas pessoas morreram até agora: uma na cidade da Vera Cruz, na região metropolitana, e outra na capital baiana.

O infectologista Antônio Carlos de Albuquerque Bandeira, que acompanha os casos, disse que pelo menos uma das mortes está ligada a outras condições pré-existentes. “Geralmente os indivíduos não têm outra doença subjacente melhoram em quatro ou cinco dias. A gente teve um óbito que tinha doença cardíaca prévia”, explicou.

As autoridades sanitárias trabalham em duas frentes, uma delas é de contaminação viral pelo Enterovírus ou pelo Parechovírus, que podem levar à insuficiência renal sem tratamento.

O outro foco é se o surto pode ter sido causado por peixes que consumiram uma determinada alga que não era nociva para eles, mas sim para os humanos.

Amostras de fezes dos pacientes e também dos peixes consumidos foram enviadas para laboratórios em São Paulo, no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Salvador, Cristiane Cardoso, explicou que o aparecimento da urina escura se dá por causa dos danos musculares. “No momento em que o músculo é agredido, as enzimas são alteradas e a dosagem aparece em patamar muito elevado. Isso faz com que a urina fique escura. Por conta da elevação significativa destas enzimas”.

Quem apresentar os sintomas não deve tomar anti-inflamatórios para evitar piora na situação dos rins. Sem a confirmação das causas, o tratamento é feito com hidratação e o uso de analgésicos.

*Informações do repórter Tiago Muniz

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.