“É preciso plantar a semente da mudança”, diz Sartori sobre crise no RS

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2016 08h03
Daniela Barcellos / Palácio Piratini José Ivo Sartori

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), afirmou que é preciso “plantar a semente da mudança” para tirar o Estado da crise em que se encontra.

Nesta terça-feira (22), o Governo do RS decretou estado de calamidade financeira na administração pública estadual. Em decreto no Diário Oficial do RS, consta que a decisão foi tomada considerando que a “crise da economia brasileira está atingindo fortemente a capacidade de financiamento do setor público”.

Sartori admitiu que o poder público não é mais o mesmo de antigamente e destacou que, para sair da crise, “é preciso sair cedo e olhar para frente”.

“Desde 2015 começamos a fazer nosso dever de casa, fazendo cortes, seja em diárias, passagens, viagens, seja em contingenciamento no orçamento”, disse o governador, que também ressaltou a aprovação de medidas como a lei de responsabilidade fiscal do Estado.

Sobre as ações judiciais impostas ao governo estadual, Sartori garantiu que aqueles que ganham menos receberão primeiro, mas disse que todos serão tratados de forma igualitária.

Sobre a aprovação das medidas, ele depositou na Assembleia Legislativa do Estado a responsabilidade: “tínhamos que propor, mas a assembleia é outro poder”.

“Se repetirmos a mesmice não vamos avançar em nada. Temos que ter coragem e determinação. O Rio Grande do Sul foi pioneiro em muitas coisas e tem que voltar a ser o que foi. A forma e maneira do poder público como ele existiu, esse modelo faliu. E temos que sair cedo desse processo”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.