Eleição de Trump não tem efeito direto sobre o Brasil, diz ex-embaixador
O ex-embaixador brasileiro em Washignton, nos Estados Unidos, Roberto Abdenur, disse em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã que, a vitória de Donald Trump, não acarretará mudança significativa para o Brasil.
“Não haverá efeito direto sobre o Brasil. Mas os efeitos indiretos na área política e econômica serão bastante significativos. Trump levou o protecionismo a um ponto exagerado. O propósito brasileiro de avançar na área comercial topará com uma onda protecionista”, disse o ex-embaixador.
Roberto Abdenur ressaltou ainda que pouco se falou do Brasil durante a campanha nos Estados Unidos – de ambos os candidatos. “Brasil não teria motivo para ser objeto de menções durante a campanha. Brasil não é um país em estado de convulsão”, relembrou.
Sobre o possível governo de Donald Trump nos Estados Unidos, o ex-embaixador acredita que há uma diferença entre o que se diz durante a campanha e o que se diz quando se está na cadeira da Presidência.
“Uma vez na cadeira da Presidência, ele está sujeito a série de restrições, limitações, pressões públicas. Trump já começou a mostrar certa moderação no seu discurso de aceitação da vitória, quando fez um discurso equilibrado”, disse Abdenur. Mas Trump deverá, em alguma medida, implementar algumas de suas propostas polêmicas, completou o ex-embaixador.
Confira a entrevista completa:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.