Emenda pode tirar autonomia da Polícia Técnico-Científica em São Paulo
A Proposta de Emenda a Constituição, PEC 7/2015, vincula a atuação de peritos e médicos legistas à Polícia Civil. Claudemir Rodrigues Filho, secretário geral do Sindicato dos Peritos Criminais, avalia que a legislação proposta em São Paulo poderá comprometer a independência nas investigações: “Isso é justamente o oposto do que tem acontecido mundialmente. A Organização das Nações Unidas e a Anistia Internacional já recomendaram que os órgãos periciais devem trabalhar de forma independente, em prol da prova material”. O secretário lembra que, em Brasília, os deputados também discutem o oposto, sobre a autonomia das polícias federal e civil.
O autor da proposta na Assembleia, deputado Delegado Olim, descarta que a PEC retira autonomia ou compromete o trabalho da Polícia Científica. O parlamentar do PP fala em modernização da estrutura policial de São Paulo e na criação de uma autarquia aos peritos: “A PEC 7/2015 até ajudaria os peritos e os médicos legistas, porque hoje não existe essa superintendência. Eles pertencem à polícia civil. Tem que abrir uma autarquia e aí eles não seriam mais subordinados aos delegados”.
A PEC depende do acordo das lideranças partidárias da Assembleia Legislativa de São Paulo para ser votada pelo plenário da Casa. O deputado Delegado Olim garante que já ouviu os peritos criminais e que a proposta não irá representar retrocesso à categoria.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.