Emissão de gases de efeito estufa no País cresce 3,5% em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2016 08h54
Reprodução/YouTube São Paulo Poluição

Apesar da desaceleração da economia, emissão de gases do efeito estufa no Brasil cresce 3,5%, em 2015, na comparação com ano anterior.

A conclusão é de relatório do Observatório do Clima, que apontou o avanço do desmatamento da Amazônia como principal fator responsável pela alta.

O aumento das liberações de poluentes surpreendeu especialistas, que aguardavam resultados melhores, diante do fraco desempenho da indústria.

O secretário executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, disse que a situação poderia ser ainda pior, em um ano de crescimento.

“Se em um ano de recessão a taxa de desmatamento aumentou, o que pode acontecer se a gente entrar em cenário de retomada de crescimento econômico?”, questionou.

Rittl afirmou ainda que o aumento de 25% no índice de redução de área da floresta amazônica contribuiu para o crescimento da poluição, em 2015.

O presidente do Instituto Brasil Ambiente, Sabetai Calderoni, cobrou fiscalização e salientou que o Governo federal reduziu os cuidados com a região.

“Uma falta de atenção. Houve um relaxamento. Não faltam meios e não são meios muito caros para você avaliar o que está acontecendo”, disse.

Calderoni lembrou ainda que o problema do desmatamento nunca esteve controlado, mas reforçou que a questão foi deixada de lado nos últimos anos.

Segundo o Observatório do Clima, o crescimento das emissões de poluentes por deflorestamento, em outros biomas brasileiros, foi de 12%.

*Informações do repórter Vitor Brown


Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.