Emissoras de rádio AM começam a migrar para FM em março

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2016 12h19
Avenida Paulista

 A migração das rádios AM para o FM começa a sair do papel a partir de março. Mais de 940 emissoras serão notificadas nos próximos meses para pagar a taxa de migração para frequência modulada e melhorar qualidade de transmissão. Na avaliação do Ministério das Comunicações, as etapas técnicas mais difíceis do processo já foram superadas, como a distribuição das frequências.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, diz ao repórter Anderson Costa que as emissoras já estão com os projetos técnicos prontos: “Temos várias emissoras que já manifestaram que estão com os projetos técnicos prontos. Acreditamos que em março as primeiras 400 emissoras AM vão migrar para FM”.

Para o professor de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo, a mudança é significativa e os ouvintes serão beneficiados. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, ele indica que o rádio que já é um veículo extremamente importante, será ainda mais valorizado: “Na primeira fase, a migração das emissoras AM para a faixa de FM vai trazer maior qualidade de som e uma maior quantidade de emissoras”.

Marcelo Zuffo assinala que a migração se baseia no princípio da relevância econômica, social e cultural do rádio no Brasil. Atualmente, em todo país, 1.781 emissoras estão como AM, sendo que 1.385 já pediram para mudar de faixa.