Empresários creem em “novos ares” para ampliar presença brasileira na Argentina
Cerca de 150 empresários e políticos argentinos e brasileiros se encontram em Buenos Aires nesta sexta-feira (14) como uma forma de aproximar interesses econômicos entre os dois países.
É, na verdade, a segunda reunião do gênero na capital argentina desde que Michel Temer assumiu a presidência de forma definitiva, há pouco mais de um mês.
Temer, é bom lembrar, fez sua primeira visita como chefe de Estado justamente à Argentina na semana passada, quando se reuniu com o presidente Mauricio Macri e trataram do papel da Venezuela no Mercosul.
Os empresários brasileiros argumentam que com os governos de Macri e de Temer existem “novos ares” para ampliar a presença do Brasil na capital portenha. E vice versa. Tanto que a agência argentina de investimentos e comércio exterior e a Investe SP, que é agência do governo paulista, firmam nesta sexta-feira um acordo bilateral.
Em entrevista a repórter Carolina Ercolin, o presidente da Investe SP, Juan Quirós, disse 54% das empresas que exportam do Brasil para a Argentina são paulistas e ainda há margem para crescer.
Atualmente, cerca de 50 empresas brasileiras estão instaladas no país. Mas não é novidade que inflação alta – na casa 40% – ainda é uma barreira por encarecer custos e planos.
Agora, a retomada do interesse empresarial brasileiro pelo país vizinho ocorre em momentos de crise econômica nos dois países, e após investimentos emblemáticos – principalmente a Petrobras – terem reduzido drasticamente a presença na Argentina.
O evento, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, também será acompanhado pelo prefeito eleito de São Paulo, João Dória, que logo mais se encontra com o prefeito de Buenos Aires, Horácio Rodriguez Larreta, também empresário e é aliado do Macri na sede da administração municipal.
Doria, que participou pela primeira vez de um encontro do Lide após deixar a presidência dos negócios, foi aplaudido e exaltou a onda azul que toma o país durante o jantar desta quinta-feira (13).
Confira a reportagem completa de Carolina Ercolin, direto de Buenos Aires:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.