Escolha de vice de Trump é tida como manobra para acalmar ala conservadora

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2016 09h18
Indiana Gov. Mike Pence announces that the Centers for Medicaid and Medicare Services had approved the state's waiver request for the plan his administration calls HIP 2.0 during a speech in Indianapolis, Tuesday, Jan. 27, 2015. (AP Photo/Michael Conroy)Mike Pence

Ao escolher o governador de Indiana como vice, Donald Trump manobra para acalmar a ala mais conservadora do partido republicano, que ainda não digeriu sua candidatura.

Mike Pence é um político tradicional, evangélico e um claro contraponto à volatilidade do magnata que será oficializado com presidenciável nesta semana durante a convenção nacional da legenda.

Para especialistas, a escolha pode ajudar Trump a construir uma ponte com Washington, onde Pence foi deputado por 12 anos com histórico de posições antiaborto e anti-LGBT.

O governador ainda teve o apoio do senador Ted Cruz nas prévias, o que será importante nessa etapa do processo avalia o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Virgilio Arraes:

“É possível que nos próximos dias, Ted Cruz, apesar de se estranhar com Trump, termine entrando na campanha também”

Na convenção, autoridades conservadoras como Mitt Romney e a família Bush devem minimizar as polêmicas de Trump e focar na imagem de um partido unido, na opinião do ex-embaixador do Brasil em Washington.

Para Rubens Barbosa, é hora de pensar pragmaticamente para voltar à Casa Branca após oito anos:

“Eu acho que as grandes divisões internas foram absorvidas em nome da unidade do partido, porque já é difícil ganhar da Hillary normalmente, com o partido muito dividido fica impossível”

A Convenção Nacional Republicana que nomeará oficialmente Donald Trump como candidato a presidência dos Estados Unidos começa hoje em Cleveland e segue até a próxima quinta-feira.

Um forte esquema foi montado para o evento na cidade considerado de segurança máxima no país.

*Informações da repórter Carolina Ercolin