Especialista aponta que redução do trânsito em SP ocorreu por causa da crise
Apesar do aumento das ciclovias e de menos espaço para os carros, o trânsito melhorou na capital paulista ao longo de 2015. Um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego aponta que houve queda de 16,6% nos congestionamentos no período da tarde. A média das lentidões recuou de 114 km em 2014 para 95 km no ano passado. Já no horário de pico da manhã, a redução foi menor no trânsito: 6,6% a menos com uma média de 70 km de filas pela cidade.
O consultor em Engenharia de Tráfego, Flamínio Fichmann, entende que não há motivos para comemorar porque a melhora no trânsito se deve à crise econômica: “Infelizmente, o que a gente tem que fazer é lamentar essa situação. Seria para comemorar se a prefeitura melhorasse o sistema viário, o sistema de semáforos, aumentasse gradativamente a oferta de transporte coletivo, aumentasse a qualidade do transporte coletivo, mas tudo isso se dá de maneira gradativa, não como agora”.
Fichmann acrescenta que a percepção do motorista sobre a diminuição dos congestionamentos não ocorre de maneira homogênea. O levantamento revela ainda que a obediência ao rodízio municipal de veículos cresceu 1% no período da manhã, atingindo 90% da frota. Já durante a tarde, 84% dos veículos respeitam a restrição.
Informações: Anderson Costa
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.