Estados Unidos iniciam as prévias que vão definir os candidatos à presidência

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2016 11h53
Donald Trump e Hillary Clinton

 Os Estados Unidos iniciam nesta segunda-feira (01/02), em Iowa, as prévias que vão definir os principais candidatos à Casa Branca. Entre os republicanos, o magnata Donald Trump leva vantagem nas pesquisas sobre o senador de origem cubana, Ted Cruz. Já do lado democrata, Hillary Clinton se mantêm como favorita, mas trava disputa surpreendente com o senador socialista Bernie Sanders.

O diplomata e secretário geral do Itamaraty, Marcos Azambuja, estabelece o destino do republicano vencedor das primárias em Iowa e New Hampshire: “Donald Trump tem um apoio muito grande na costa leste dos Estados Unidos, já que ele é nova iorquino. Se ele ganha em estados conservadores como Iowa e New Hampshire, ele passa a ser um vencedor quase que irresistível, por conta do carisma dele. E ele está encontrando um momento favorável ao estilo do temperamento dele que deixa os outros um pouco eclipsados”.

Já o presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp, Rubens Barbosa, acredita ser muito cedo para apontar tendências. Para ele as primárias servirão mais como um processo natural de seleção dos melhores candidatos de cada partido: “Ocorre no sentido de limitar o número de candidatos viáveis. O partido republicano tem 16 candidatos. O democrata tem 4. Dessas duas primeiras primárias vão sair no caso dos republicanos uns 3 ou 4 . Mas não quer dizer que isso vai se repetir nos outros estados”.

Os Estados Unidos vão eleger o 45º presidente em 08/11/16 e, com o voto não-obrigatório, os candidatos ainda têm o grande desafio de convencer os americanos a ir às urnas.