Ex-diretor do BC: ajuda a Estados pode prejudicar ainda mais finanças do Governo

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2016 08h38
Reprodução/Youtube Fecomercio Alexandre Schwartsman - REP - YOUTUBE

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, o economista e ex-diretor do BC, Alexandre Schwartsman, afirmou que o Governo federal poderá prejudicar suas finanças caso decida colaborar ainda mais com as despesas estaduais.

“Se o Governo federal for ajudar os Estados vai prejudicar ainda mais suas finanças. O nível de gasto primário está em 38% do PIB, há dois anos era de 34%. Tem havido um aumento persistente dos gastos públicos e os Estados têm contribuído”, disse o ex-diretor do Banco Central.

Schwartsman destacou que, no campo fiscal, não faltam dificuldades. “No lado dos Estados é problema de pessoal. teve aumento persistente de despesas com pessoal”, ressaltou.

O economista exemplificou o caso do Rio de Janeiro, que sofre uma crise sem precedentes e se aproveita dos rayalties do petróleo. No entanto, como estes estão em queda, comprometeram o pagamento de despesas do Estado.

“O Governo perdeu grande oportunidade quando fez a renegociação da dívida com os Estados em tentar algo d elonga duração para a contenção de despesas. Fico com receio de que isso, cedo ou tarde, exploda no Governo federal”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.