Ex-espião britânico é identificado como autor de relatório polêmico contra Trump
Um ex-espião britânico foi identificado como o autor de um relatório polêmico sobre o presidente eleito norte-americano Donald Trump. Christopher Steele redigiu o relatório sobre um suposto material comprometedor que agentes russos teriam coletado do republicano.
A imprensa britânica traz nesta quinta-feira (12), que o ex-agente do MI-6 está foragido e deixou sua casa momentos antes do documento ser divulgado pela imprensa norte-americana.
Segundo o correspondente da Jovem Pan na Europa, Ulisses Neto, a alegação dos britânicos é de que Steele estaria com receio de retaliações – até mesmo por parte do governo russo.
Confira:
Trump diz que relatórios de inteligência “nunca” deveriam ter sido divulgados
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que “nunca” deveriam ter sido divulgados os relatórios sobre supostas operações de agentes russos que podem incluir material comprometedor a respeito do magnata republicano.
De acordo com Trump, são notícias “que não fazem sentido, talvez divulgadas por agências de inteligência, segundo disse no começo da entrevista coletiva concedida em Nova York.
Trump acrescentou que esses relatórios “nunca deveriam ter sido escritos, nunca deveriam ter sido hackeados e nunca deveriam ter sido divulgados”, além de dizer que os dados incluídos podem ser uma “mancha tremenda” para os serviços de inteligência.
O magnata se referia a notícias divulgadas na noite de terça-feira, as quais indicavam que agências de inteligência dos EUA o informaram sobre supostas operações de agentes russos que podem incluir material comprometedor sobre ele e que poderia ser utilizado para chantageá-lo.
Os relatórios de inteligência, no entanto, sustentam que não foi possível confirmar muita informação recolhida no documento recebido e que, aparentemente, os dados foram compilados por um agente de inteligência britânico aposentado.
*Com informações de Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.