Faltam instruções sobre aleitamento para mães de bebês com microcefalia

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2016 15h31
EFE/ Antonio Lacerda Imagens de zika

 A Organização Pan-Americana de Saúde reconheceu os avanços no Brasil em aleitamento materno, mas na cerimônia realizada em Brasília no dia 02/03, não faltaram menções ao zika, um dos temas mais relevantes da saúde no mundo hoje.

Em meio a notícias de falhas na assistência às mães de bebês nascidos com microcefalia relacionada ao vírus, a coordenadora da OPAS, Aidê Padilha, entregou a placa ao ministro Marcelo Castro não sem antes fazer uma ressalva: “Devem receber apoio qualificado de profissionais de saúde para iniciar e manter o aleitamento materno como todas as outras.”

Segundo a coordenadora do UNICEF, Cristina Albuquerque, o aleitamento materno é ainda mais importante para as crianças com microcefalia, já que ajuda desenvolvimento intelectual do bebê, além de reforçar a imunologia da criança. No entanto, pode estar havendo uma falta de instrução às mães: “Todas as fotos podem ser coincidência, mas tenho visto as crianças com microcefalia com uma chupeta ou mamadeira. A gente sabe que em alguns casos dificilmente a criança pode realmente ter o poder da sucção, mas com certeza não é a maioria dos casos”.

Entre as ações do Governo nos últimos anos, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, destaca as iniciativas de hospitais, como criação de bancos de leite humano: “Só em 2014 nós conseguimos no banco de leite 184 mil litros de leite humano. Isso é uma coisa fenomenalmente extraordinária que demonstra a solidariedade e a generosidade do povo brasileiro”.

A homenagem da Organização Pan-Americana de Saúde é baseada nos resultados de um estudo da revista científica britânica The Lancet, que comparou dados de 153 países. Em 1974, as crianças brasileiras eram amamentadas por 2 meses em média. Em 2006, esse número havia subido para 14 meses. Em 1986, apenas 2% das crianças de até seis meses recebiam apenas leite materno. Em 2006, essa taxa havia saltado para 39%.

Informações de Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.