Febre amarela: Macacos mortos em Laje do Muriaé acendem alerta no RJ
Aumenta o alerta contra a febre amarela silvestre, malária e outras doenças. Em Laje do Muriaé, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, seis macacos da espécie barbudo foram encontrados mortos nas últimas horas.
Eles foram levados à Fiocruz, para serem analisados. Os primatas estavam em uma área de mata fechada densa em uma área privada, a cerca de dois quilômetros da cidade.
Segundo investigações da Secretaria Municipal de Saúde, existe a possibilidade de outros macacos estarem mortos no local, já que ossadas foram encontradas no local.
A secretaria disse ainda que boa parte da população já foi vacinada contra a febre amarela silvestre. A estimativa é que cerca de 85% de Laje do Muriaé já tenha sido imunizada.
A campanha de vacinação começou na segunda-feira em todo o Estado. Mais de 400 mil pessoas já foram imunizadas na capital desde o início do ano e a perspectiva é que em todo o Estado 12 milhões de pessoas sejam imunizadas contra a doença até o final do ano.
Até agora são seis casos confirmados de febre amarela no Estado, com uma morte e outros registros de malária foram feitos em Petrópolis, na serra do Rio.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.