Fifa pune Brasil por comportamento homofóbico da torcida em Manaus
A Fifa, que tem sede na Suíça, impôs uma multa à Confederação Brasileira de Futebol nesta terça-feira.
A punição decorre do comportamento dos torcedores brasileiros na partida da Seleção contra a Colômbia, em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 2018. No jogo, diputado em 6 de setembro em Manaus, o Brasil venceu por 2 a 1, mas os jogadores colombianos foram alvo de xingamentos homofóbicos. Os gritos de “bicha” foram ouvidos nas cobranças de tiro de meta do goleiro colombiano.
O valor da multa é baixo, de 20 mil francos suíços, o equivalente a R$ 65 mil. Mas a punição abre um precendente, e pode resultar em penalidade mais grave, como perda de mando de jogo, em caso de novo incidente.
Além do Brasil, a Fifa também abriu procedimento contra as federações de Honduras, El Salvador, México, Canadá, Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Itália e Albânia. “Todos os procedimentos abertos em relação a incidentes discriminatórios e de conduta antidesportiva pela torcida, incluindo cantos homofóbicos em algumas circunstâncias. O Comitê Disciplinar da Fifa tomou a decisão depois de diversas análises de cada circunstância de forma separada”, explicou a entidade.
O repórter Ulisses Neto, de Londres, traz mais informações:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.