Força Nacional chega ao RS para estancar crise de segurança no Estado
Os agentes da Força Nacional chegaram neste domingo (28) ao Rio Grande do Sul, onde vão tentar estancar a crise da segurança pública no Estado.
Mergulhado em dívidas, o governo gaúcho passou a atrasar salários de policiais, o que desencadeou um aumento dos índices de criminalidade.
Na quinta-feira (25), o então secretário estadual da Segurança Pública, Waltuir Jacini, deixou o cargo e um gabinete de crise foi instalado na sexta (26). No mesmo dia, o presidente interino Michel Temer se reuniu com o governador José Ivo Sartori e autorizou o embarque das tropas.
Ao todo, foram deslocados 120 oficiais, que estavam no Rio de Janeiro, reforçando o patrulhamento durante a Olímpiada.
Além do envio de agentes, José Ivo Sartori afirmou que também pediu ao Governo federal recursos para agilizar a construção de um novo presídio no Estado.
Segundo o governador José Ivo Sartori, esta solicitação ainda não teve resposta.
A ideia inicial das autoridades gaúchas era deslocar os homens da Força Nacional para auxiliar o patrulhamento nos presídios do Estado, liberando os agentes da Brigada Militar para atuar nos munícipios mais violentos.
O plano foi alterado e as tropas federais ficarão responsáveis pelo policiamento em Porto Alegre e em cidades da região metropolitana. Desde domingo, os agentes têm recebido instruções e devem ir para as ruas a partir desta terça-feira (30).
*Informações do repórter Victor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.