Gastos de brasileiros no exterior sobem pela primeira vez desde janeiro de 2015
Impulsionados pela queda do dólar, gastos dos brasileiros no exterior sobem pela primeira vez desde janeiro de 2015. Segundo o Banco Central, as despesas no mês passado foram de um US$ 1,290 bilhão, alta de 2,3% em relação a agosto de 2015.
Embora ainda valorizada, a moeda norte-americana já caiu 18,2% em 2016. Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, o câmbio e a retomada da confiança do consumidor justificam a alta dos gastos no exterior. “O dólar hoje, em relação ao início do ano, ficou mais barato. De certa forma, o ambiente econômico também influencia”, ponderou.
Apesar da alta em agosto, no acumulado de 2016 há recuo nos gastos em meio ao cenário de desemprego, inflação e queda da renda das famílias.
Em entrevista ao repórter Anderson Costa, o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro também deu razões para essa mudança: “no mês de setembro verificaremos que as importações cresceram mais e viagens ao exterior devem apresnetar, neste mês, um aumento em relação ao mês de agosto”.
De acordo com o Banco Central, o rombo das contas externas até o mês de agosto é o menor desde 2009. O déficit nas transações correntes que inclui balança comercial, serviços e lucros e dividendos está 71,6% menor que o registrado em 2015.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.