Gorjeta virtual em apps de transporte impulsiona melhora no serviço
Há algum tempo as plataformas digitais permitiram que o consumidor avaliasse o serviço contratado ou a qualidade de um produto sem o contato entre as partes. E o mais importante: tornaram essa avaliação pública, obrigando o prestador do serviço ou o fornecedor a garantir sempre a boa qualidade.
Estamos vivendo um novo momento nessa relação.
Pesquisa realizada pelo aplicativo de táxis 99 mostra que a inclusão de uma ferramenta para pagamento eletrônico de gorjeta incentiva a entrega da gratificação.
Pelo menos essa é a avaliação de 83% das pessoas ouvidas pela pesquisa.
A discussão gira em torno de dois eixos fundamentais: a relação entre passageiro e motorista, no caso da 99; e a mudança da forma como os pagamentos são feitos, com a migração para os meios digitais.
Ricardo Kauffman, gerente de Relações Públicas da 99, explicou que a qualidade do serviço é fator preponderante na hora do pagamento da gorjeta: “o que a gente pôde constatar é que a gorjeta, por ser elemento importante para o motorista para maiores ganhos, ele identifica que reconhecimento de um bom serviço é o principal fator para a gorjeta”
Entre os fatores avaliados pelos passageiros estão o conhecimento do caminho e o uso do GPS, possibilidade de escolher a rádio sintonizada durante a viagem.
O resumo disso é que 74% dos motoristas dizem que o mais importante para receberem as gorjetas é o bom atendimento.
A empresa de tecnologia vai além, e afirma que o bom desempenho das gorjetas por meios digitais aponta para o começo do fim do pagamento com moeda física.
*Informações do repórter Carlos Aros
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