Governistas e oposição consideram alterar projeto de reforma da Previdência
Nesta terça (6)
Céu nublado sobre o Congresso NacionalMudanças no projeto de reforma da Previdência estão sendo consideradas necessárias e inevitáveis até pela base governista. O presidente Michel Temer falou aos líderes de que a reforma agora é do Congresso.
A transição será o assunto mais debatido e a polêmica da reforma vem com idade mínima, aposentadoria por tempo de serviço e de contribuição.
Para o deputado José Carlos Aleluia, vice-líder do DEM, o ponto principal é que todos entendam que é preciso aprovar a reforma, mas a mudança no projeto, segundo ele, é a indicação.
“O Governo estabeleceu um cenário. O cenário ideal é aquele, mas vamos negociar entre o que existe e o cenário ideal”, disse.
O PT irá apresentar uma proposta alternativa de reforma da Previdência, já que considera inviável o projeto apresentado ao Congresso pelo presidente da República.
O deputado Zé Geraldo (PT-PA) alertou que haverá mudanças pesadas: “vai acontecer o que aconteceu com o projeto das 10 Medidas. Saiu daqui totalmente desfigurado porque era muito ruim e as emendas feitas eram no sentido de melhorar a lei e vai acontecer assim com a proposta da Previdência”.
Na próxima semana, a CCJ vai votar a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência. A discussão do mérito, no entanto, fica para a comissão especial que será criada em seguida.
*Informações do repórter José Maria Trindade
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.