Governo adia envio de texto de reforma da Previdência a sindicalistas
A apresentação da reforma da Previdência aos sindicalistas foi adiada para, ao menos até o final da próxima semana, quando o presidente Michel Temer retorna de viagem ao exterior. O Governo, inclusive, pode aguardar o fim dos segundo turno das eleições municipais para fechar a proposta de modo a evitar ruídos aos parlamentares candidatos.
A justificativa oficial dada nesta segunda-feira (10) pelo Palácio do Planalto é de que não houve tempo para fechar a proposta, já que o Governo estava centrado na aprovação da PEC que limita o teto de gastos públicos.
O Governo quer ainda analisar com atenção a proposta dos governadores de aumento de alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos de 11% para 14%.
Nesta segunda, o presidente se dedicou interiamente a acompanhar toda a movimentação na Câmara dos Deputados, e ministros do Palácio do Planalto passaram o dia no telefone para tentar convencer indecisos e trabalhando para evitar traições.
Temer se prepara para embarcar entre esta quarta (12) e quinta-feira (13) para a Índia para reunião dos Brics. No dia 18 segue para o Japão para série de encontros com imperador japonês, primeiro-ministro e empresários. O peemedebista deve voltar apenas no final da semana que vem.
O Governo, no entanto, minimiza a ausência e ressalta que, mesmo longe, Temer deve continuar acompanhando todos os desdobramentos da votação da PEC.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.